TRT-15 lança o Sistema Integrado de Gerenciamento (SIG) de 2º grau

TRT-15 lança o Sistema Integrado de Gerenciamento (SIG) de 2º grau
Conteúdo da Notícia

O Sistema Integrado de Gerenciamento (SIG) para as unidades de 2º grau do TRT-15 foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 13/9, durante uma live promovida pela Escola Judicial da 15ª, com a palestra “Conhecendo o SIG”, transmitida ao vivo no canal do Youtube da Escola, com a participação da presidente da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, com mediação dos juízes auxiliares da Presidência, Lúcia Zimmermann e Marcelo Garcia Nunes, e exposições dos servidores Antônio Carlos Betanho e Mariana Caldas Nogueira. O evento contou com a participação de aproximadamente 80 magistrados e servidores.

A presidente Ana Amarylis afirmou que “a implantação do monitoramento dos indicadores pelo SIG, nas unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, auxiliará no processo de autogestão e de autoavaliação, possibilitando a integração da gestão compartilhada e da governança judicial, impactando de forma direta no aprimoramento de nossa atividade jurisdicional”. A magistrada também destacou que “o tratamento simplificado dos dados ajudará a desmistificar as metas tornando os dados estatísticos mais acessíveis, com possibilidade de consultas a qualquer tempo”. 

O juiz auxiliar da Presidência, Marcelo Garcia Nunes, destacou a “extrema importância da ferramenta, que permite informações instantâneas e a possibilidade de se elaborar estratégias de curto, médio e longo prazos para a autogestão e autoavaliação de magistrados e servidores, permitindo, consequentemente, maior celeridade e aprimoramento da prestação jurisdicional”. 

A juíza auxiliar da Presidência, Lúcia Zimmermann, destacou a gratuidade e a simplicidade da linguagem do SIG, “cabível de ser entendida por todos os magistrados e servidores”, além do “alinhamento da ferramenta com as normas da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, a possibilidade de redução dos prazos médios de tramitação do processo e, ainda, de correção de eventuais inconsistências”. A magistrada lembrou, contudo, que o SIG ainda é uma ferramenta em construção e que, neste momento, no segundo grau, deverá ter sua utilização restrita aos desembargadores e a apenas um servidor de cada gabinete.

Criada com o objetivo de aprimorar a gestão das unidades e democratizar o acesso a dados estatísticos, a ferramenta apresenta de maneira simples, entre outros, metas e indicadores, informações sobre o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) de cada unidade, processos recebidos, solucionados, taxas de conciliação e prazos médios.

O SIG utiliza dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), porém, ao invés de apresentá-los em planilhas ou tabelas, constrói gráficos e ilustrações, com cores distinguindo as informações. O sistema foi desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa, em parceria com os TRTs das 23ª e 24ª Região. No dia 30/8, foi lançado o SIG para o primeiro grau de jurisdição da 15ª.

Unidade Responsável:
Comunicação Social