Câmara de São José dos Campos aprova Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil

Câmara de São José dos Campos aprova Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil
Conteúdo da Notícia

A Câmara de Vereadores de São José dos Campos aprovou o projeto de lei 522/21, de autoria da vereadora Amélia Naomi, que inclui no calendário da cidade o Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A data, a ser comemorada anualmente no dia 12 de junho, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para os malefícios do trabalho infantil para o pleno desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Estiveram presentes na sessão o juiz Adhemar Prisco da Cunha Neto, titular da 1ª Vara do Trabalho de Jacareí e coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) de SJC, e o assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga.

Na tribuna, a autora do projeto de lei mencionou levantamento do IBGE, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2019, de que 1,7 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham no país. O número representa 4,6% da população (38,3 milhões) nessa faixa etária. A vereadora lembrou que o Brasil firmou compromisso com as Nações Unidas de erradicar o trabalho infantil até 2025. De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o agravamento da crise socioeconômica provocado pela pandemia da Covid-19 dificulta o cumprimento da meta. 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) identificou como piores formas de trabalho infantil a exploração sexual, o trabalho nas ruas, em carvoarias e lixões, na agricultura com exposição a agrotóxicos e o trabalho doméstico. Há também as formas classificadas como “invisíveis”, como o vendedor ambulante, guardador de carros e o guia turístico.

Unidade Responsável:
Comunicação Social