Campanha Corregedoria Solidária no TRT-15 arrecada 2,5 toneladas de alimentos

Campanha Corregedoria Solidária no TRT-15 arrecada 2,5 toneladas de alimentos
Conteúdo da Notícia

O quarto dia da correição ordinária realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (29/9) foi marcado pela entrega simbólica das cestas básicas arrecadadas na Campanha Corregedoria Solidária. Ao todo serão distribuídas 2,5 toneladas de alimentos a entidades assistenciais. Também foram doadas 1.200 armações de óculos de grau angariadas entre magistrados e servidores.

O Programa Corregedoria Solidária é estimulado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e visa à arrecadação de recursos para compra de alimentos, que são destinados a entidades assistenciais durante as correições ordinárias realizadas nos TRTs. 

A campanha promovida pelo TRT-15 contou com a parceria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Assojaf-15) e da Ordem dos Advogados do Brasil, que auxiliaram na divulgação e angariação dos donativos.

Realizada na abertura da sessão ordinária do Tribunal Pleno do TRT-15, com a presença dos desembargadores da Corte, a entrega das doações foi conduzida pela presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, e pelo corregedor-geral, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos. Também participaram o presidente da Amatra XV, juiz Sérgio Polastro Ribeiro, o presidente da Comissão Especial de Relacionamento Institucional da seção de São Paulo da OAB com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo, e o presidente da Assojaf-15, Vagner Oscar de Oliveira.

Ao lado do ministro Caputo Bastos, a presidente do TRT-15 realizou a doação às representantes da Associação Beneficente dos 13 Pais - Lar da Criança Feliz, Priscila Imenes, Josane Rossi Lazaretti, Lilian Lima e Lisa Helena Arcaro, e à representante da Associação Bolsa de Valores Humanos, Larissa Coelho de Souza. As armações de óculos de grau foram doadas ao Santuário Nacional de Aparecida, representado pela assistente social Any Renata de Freitas.

Ao destacar a solidariedade como valor “inerente ao ser humano”, a presidente do TRT-15 mencionou que o órgão mantém o compromisso de atuar de forma socioambientalmente responsável, alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A magistrada ressaltou ainda que “a união de esforços se concretiza em ação e faz a diferença", e desejou “que a fraternidade e a solidariedade sejam sempre uma bússola a orientar nossas ações”.

O ministro Caputo Bastos, idealizador da campanha na Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, destacou que o Programa Corregedoria Solidária é uma “maneira de provocar a solidariedade alheia”. Ressaltou, assim, a relevância em associar a arrecadação de alimentos com outras campanhas, a exemplo da iniciativa do TRT-15 de realizar a doação de armações de óculos. Para ele, fazer parte da campanha tem sido uma “experiência fantástica”, que lhe proporciona esperança. 

“As ações sociais são necessárias para dar qualidade à missão da associação, que é propiciar o desenvolvimento físico e mental das crianças acolhidas”, externou a representante do Lar da Criança Feliz, Josane Lazaretti. “Muitas vezes, elas chegam ao abrigo desnutridas. A alimentação adequada, facilitada pelas doações, é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças”, completou.

Unidade Responsável:
Comunicação Social