Com transmissão ao vivo, especialistas brasileiros e uruguaios analisam direito trabalhista dos dois países na sexta-feira (16/9)

Com transmissão ao vivo, especialistas brasileiros e uruguaios analisam direito trabalhista dos dois países na sexta-feira (16/9)
Conteúdo da Notícia

Ministros, desembargadores e juristas brasileiros e uruguaios reúnem-se na sexta-feira (16/9) em uma nova edição da Mesa de Direito Comparado do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Iniciativa da Vice-Presidência Judicial da Corte, em parceria com a Escola Judicial, o encontro será telepresencial, das 9h20 às 12h30, com transmissão ao vivo no Canal do Youtube da Ejud-15. Entre os temas a serem analisados sob a perspectiva do direito comparado estão, por exemplo, o processo do trabalho, negociações coletivas, greves e tutelas de urgência. 

"Os direitos laborais do Brasil e do Uruguai são como a bacia da Lagoa Mirim, que divide partes dos dois países. Os meandros exigem mergulhos profundos. Mas é na confluência de águas e de ideias que revelam sua imensidão, força e beleza", afirma o vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani. O magistrado também destaca que, como nas rodadas anteriores, as reflexões devem proporcionar amplo enriquecimento de repertório e recursos jurídicos para o público que assistir à Mesa.

Três mesas

Participam da abertura do evento a embaixadora do Uruguai no Brasil, Marta Echarte Barabir, e os desembargadores do TRT-15 Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla (presidente), Francisco Giordani (vice-presidente judicial) e João Batista Martins César (diretor da Escola Judicial).  

Na primeira mesa, presidida pela desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e o professor da Universidade da República do Uruguai Gustavo Gauthier analisam o tema "Tecnologia, Direito e Processo do Trabalho". 

Na sequência, o destaque "Negociação coletiva, poder normativo e greve" será debatido pelo ministro do TST Marcelo Freire Gonçalves e pelo professor da Universidade da República do Uruguai Mario Garmendia Arigon. O desembargador Manoel Carlos de Toledo Filho preside a mesa.

Por fim, em mesa presidida pela vice-corregedora do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, o tema "Tutela de urgência nos conflitos coletivos de trabalho" será analisado pelo desembargador do TRT-15 João Batista da Silva e pelo professor da Universidade da República do Uruguai Hugo Fernández Brignoni.

Unidade Responsável:
Comunicação Social