Corregedoria encerra primeira etapa da “Escuta da 1ª Instância” com diretores de secretaria
Teve início nesta quarta-feira (3/8), na sede do tribunal, em Campinas o encontro de 43 diretores de Secretaria de Vara do Trabalho no projeto “Escuta da Primeira Instância” promovido pela Corregedoria Regional do TRT-15. O evento foi idealizado com o objetivo principal de renovar os laços de comunicação entre os gestores das Varas do Trabalho e a Corregedoria.
Na abertura dos trabalhos, a vice-corregedora regional, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, deu as boas-vindas à turma destacando “a necessidade de uma comunicação mais efetiva entre a primeira instância e a Corregedoria, principalmente a partir do período que temos vivenciado com a pandemia”. Sobre o encontro, a magistrada afirmou ser “imprescindível esse alinhamento dos 'líderes' da primeira instância com a Corregedoria para a construção de equipes mais unidas e coesas”, mas ressaltou também “a necessidade de se manter o otimismo na vida e no trabalho, mesmo diante de momentos de tanta desvalorização do ser humano”.
Por meio de uma mensagem de vídeo, a desembargadora corregedora, Ana Paula Pellegrina Lockmann, afirmou que a “Escuta da Primeira Instância” visa “renovar os laços entre a Corregedoria e as Varas do Trabalho, num momento de tantas expectativas geradas com as mudanças nos últimos dois anos no ambiente de trabalho pela adoção de ferramentas tecnológicas”. Para a corregedora, o encontro deve servir para que os gestores “conheçam melhor o trabalho da Corregedoria, mas também que possam debater de forma franca para o alinhamento necessário, com foco numa melhor prestação jurisdicional”.
Para o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, um dos idealizadores da atividade, a “Escuta da Primeira Instância” representa um avanço nas relações da Corregedoria com os diretores de Secretaria. “A cada encontro a corregedoria elabora estratégias, aproxima-se mais dos diretores e diretoras de secretaria, e convida para reconstruir o caminho a ser percorrido em tempos desafiadores”.
Nova etapa do projeto
Com a aprovação dos diretores, tem início a próxima fase na qual serão ouvidos todos os demais servidores da primeira instância mediante formação de grupos temáticos. O objetivo central é a aproximação desses servidores, habituados às mais diversas realidades, para discutir suas rotinas locais até identificar procedimentos que possam ter aplicação eficaz em todo o Regional. Ao final do projeto, as ações debatidas e aprovadas poderão ser apresentadas em evento para todo o tribunal, valorizando sua construção coletiva.
- 729 visualizações