Desembargador Fabio Grasselli participa da inauguração da sede própria do MPT em Bauru 

Desembargador Fabio Grasselli participa da inauguração da sede própria do MPT em Bauru 
Conteúdo da Notícia

Representando a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o vice-presidente administrativo, desembargador Fabio Grasselli, participou na segunda-feira, 7/11, da inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Bauru. Os desembargadores Edmundo Fraga Lopes, Edison dos Santos Pelegrini e Luís Henrique Rafael, e a diretora do Fórum Trabalhista de Bauru, juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima,  também prestigiaram a solenidade que reuniu o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, o procurador-chefe do MPT na 15ª Região, Dimas Moreira da Silva, o diretor-geral do MPT, Gláucio Araújo de Oliveira, o conselheiro-secretário do Conselho Superior do MPT, Fábio Leal Cardoso, além de procuradores e servidores, outras autoridades e representantes de entidades da sociedade civil.

Em setembro deste ano, o MPT deixou as instalações no edifício Garden Trade Center, na Vila Universitária, para começar a funcionar em uma sede própria, localizada na Avenida Odilon Braga, 2-26, Jardim Europa. A aquisição definitiva do imóvel, um prédio de três andares com área construída de 1.382m², aconteceu em junho de 2021. No último ano, o prédio passou por reformas para adequação de layout e estruturação de rede, entre outras providências.  Além de excelente localização, servida por transporte público, as instalações atendem às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e possuem amplo espaço para atendimento ao público e para a realização de audiências.

O desembargador Fabio Grasselli ressaltou a importância do novo edifício-sede para a população da região, que terá melhores condições de atendimento e de acolhimento. “Essa grande aquisição servirá ao povo. Os homens passam, mas suas obras ficam. Os destinatários se beneficiam daquilo que foi feito pensando na população. Quando falamos em coisa pública, trata-se de proporcionar o melhor para o cidadão. Por isso, trago as saudações do TRT-15 e comungo esse momento de alegria, felicidade e de conquista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região”, pontuou.

Em seu discurso, o procurador-chefe do MPT na 15ª Região, Dimas Moreira da Silva, trouxe recordações da época da instalação da Procuradoria, em 2001, sendo ela a primeira unidade do país a ser interiorizada, com a abertura de um escritório operacional fora da sede de uma Regional. A iniciativa teve como finalidade aproximar o órgão da população, levando a atuação para locais mais distantes da sede da Regional, que fica em Campinas (SP).

Para o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a renovação da estrutura física do MPT em Bauru é uma oportunidade para melhor oferecer o serviço aos trabalhadores, empresários, cooperativas, sindicatos, entre outros, e perpassam pelo aumento da capacidade de gabinetes e salas de atendimento à população, beneficiando também, por fim, procuradores, servidores e terceirizados.

O desembargador Luís Henrique Rafael, que foi procurador do trabalho antes de ingressar no TRT-15, contribuiu para a implementação da unidade do MPT em Bauru. Ele lembrou das reuniões com ex-procuradores-chefes sobre o sonho de interiorizar o Ministério Público. “Nós vivemos de sonhos, mas temos que lutar por eles, trabalhar muito. O MPT hoje é um órgão conhecido da sociedade, dos empresários, dos trabalhadores, que se impõe pelo seu trabalho, e é muito merecida a conquista de uma sede própria”, finalizou.

O MPT em Bauru atende 109 municípios do interior paulista. Atualmente, possui 597 inquéritos ativos. Nos últimos cinco anos, a unidade ingressou com 672 ações civis públicas e celebrou 1.067 termos de ajuste de conduta, consolidando-se como uma das unidades mais atuantes do país.

Unidade Responsável:
Comunicação Social