Desembargadora Tereza Asta coordena pesquisas para Seminário Internacional do TST
Os sistemas de jurisdição trabalhista de seis países serão tema de um seminário internacional a ser realizado nos próximos dias 28 e 29 de junho no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, com participação de conferencistas da África do Sul, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, México e Portugal.
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tereza Aparecida Asta Gemignani, que também atua como coordenadora do Comitê Científico de Assessoramento à Pesquisa da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), está coordenando todas as pesquisas que serão divulgadas no seminário e, também, participa como debatedora do painel que encerra o evento, com a palestra “Estudo Comparado de Sistemas de Jurisdição Trabalhista: África do Sul, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, México e Portugal”, ministrada pelo professor Alexandre Cunha (Coordenador de Pesquisa do IPC-IG) e com participação do conselheiro consultivo da ENAMAT, desembargador Wanderley Godoy Jr. (TRT-12), como presidente de Mesa.
Estão na programação palestras sobre os sistemas de solução de conflitos trabalhistas da África do Sul, Argentina, Coreia do Sul, México e Portugal, que serão ministradas por representantes do Poder Judiciário e docentes dos países convidados. O ministro do TST Aloysio Corrêa da Veiga, diretor da Enamat, fará a conferência magna de abertura, com o tema “Direito e Justiça do Trabalho no Brasil”, às 14h do dia 28/6.
Estudo comparado
O seminário dá continuidade à pesquisa que é fruto da parceria entre a Enamat, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), em andamento desde 2019. Os “Estudos de Caso Comparados sobre sistemas de jurisdição trabalhista” foram publicados no último dia 13 de junho e os resultados serão divulgados no encerramento do evento.
Os cinco países que irão participar do Seminário fizeram parte da pesquisa e foram responsáveis pela validação dos dados colhidos e analisados. O estudo tem o objetivo de conhecer e analisar comparativamente o modo como os seis países organizam sua jurisdição trabalhista, inclusive a carreira do juiz, bem como suas taxas e seus indicadores de demanda e produtividade.
O evento é aberto a servidores do TST e ao público em geral. Para participar é necessário preencher o formulário de pré-inscrição até o dia 23/6. As inscrições serão confirmadas pela Enamat no dia 24/06 por mensagem enviada ao e-mail cadastrado. Confira a programação completa.
Parceria
A Enamat, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), vem realizando pesquisas desde outubro de 2019 com os propósitos de ampliar a base de conhecimento sobre o Poder Judiciário brasileiro e auxiliar na construção de políticas públicas judiciárias consistentes e de longo prazo, voltadas ao fortalecimento da formação de magistrados e à prestação jurisdicional justa e célere.
Serviço
Seminário Internacional Sistemas de Jurisdição Trabalha: pesquisa e integração
Data: 28 e 29 de junho
Local: Auditório Victor Russomano, Bloco B, 5º andar, Edifício Sede do TST.
Mais informações: eventospresenciais@enamat.jus.br
Com informações da Ascom do CSJT.
- 486 visualizações