Desembargadora Tereza Asta coordena pesquisas para Seminário Internacional do TST

Desembargadora Tereza Asta coordena pesquisas para Seminário Internacional do TST
Conteúdo da Notícia

Os sistemas de jurisdição trabalhista de seis países serão tema de um seminário internacional a ser realizado nos próximos dias 28 e 29 de junho no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, com participação de conferencistas da África do Sul, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, México e Portugal. 

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tereza Aparecida Asta Gemignani, que também atua como coordenadora do Comitê Científico de Assessoramento à Pesquisa da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), está coordenando todas as pesquisas que serão divulgadas no seminário e, também, participa como debatedora do painel que encerra o evento, com a palestra “Estudo Comparado de Sistemas de Jurisdição Trabalhista: África do Sul, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, México e Portugal”, ministrada pelo professor Alexandre Cunha (Coordenador de Pesquisa do IPC-IG) e com participação do conselheiro consultivo da ENAMAT, desembargador Wanderley Godoy Jr. (TRT-12), como presidente de Mesa.

Estão na programação palestras sobre os sistemas de solução de conflitos trabalhistas da África do Sul, Argentina, Coreia do Sul, México e Portugal, que serão ministradas por representantes do Poder Judiciário e docentes dos países convidados. O ministro do TST Aloysio Corrêa da Veiga, diretor da Enamat, fará a conferência magna de abertura, com o tema “Direito e Justiça do Trabalho no Brasil”, às 14h do dia 28/6.

Estudo comparado

O seminário dá continuidade à pesquisa que é fruto da parceria entre a Enamat, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), em andamento desde 2019. Os “Estudos de Caso Comparados sobre sistemas de jurisdição trabalhista” foram publicados no último dia 13 de junho e os resultados serão divulgados no encerramento do evento.

Os cinco países que irão participar do Seminário fizeram parte da pesquisa e foram responsáveis pela validação dos dados colhidos e analisados. O estudo tem o objetivo de conhecer e analisar comparativamente o modo como os seis países organizam sua jurisdição trabalhista, inclusive a carreira do juiz, bem como suas taxas e seus indicadores de demanda e produtividade.

O evento é aberto a servidores do TST e ao público em geral. Para participar é necessário preencher o formulário de pré-inscrição até o dia 23/6. As inscrições serão confirmadas pela Enamat no dia 24/06 por mensagem enviada ao e-mail cadastrado. Confira a programação completa.

Parceria

A Enamat, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), vem realizando pesquisas desde outubro de 2019 com os propósitos de ampliar a base de conhecimento sobre o Poder Judiciário brasileiro e auxiliar na construção de políticas públicas judiciárias consistentes e de longo prazo, voltadas ao fortalecimento da formação de magistrados e à prestação jurisdicional justa e célere.

Serviço

Seminário Internacional Sistemas de Jurisdição Trabalha: pesquisa e integração
Data: 28 e 29 de junho
Local: Auditório Victor Russomano, Bloco B, 5º andar, Edifício Sede do TST.
Mais informações: eventospresenciais@enamat.jus.br

Com informações da Ascom do CSJT.

Unidade Responsável:
Comunicação Social