Diretores de secretaria garimpam 118 boas práticas para a mostra anual do TRT-15
Em prosseguimento ao projeto “A escuta da primeira instância”, a secretaria da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com apoio dos diretores de secretaria das varas do trabalho, garimpou 118 práticas para a Mostra Anual de Boas Práticas do TRT-15, que deve ser realizada em 20 de outubro, na sede-judicial da Corte. Cerca de 1.150 servidores, de todas as varas do trabalho, em diversas etapas e grupos, reuniram-se durante o projeto com objetivo de alinhar práticas e aperfeiçoar a prestação jurisdicional.
“O todo é sempre maior que a soma das partes”.
As reuniões tiveram início em junho deste ano com diálogos presenciais entre a equipe da Corregedoria e gestores da primeira instância. Naquela ocasião, a corregedora do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, ressaltou a importância do encontro que, segundo ela, é um dos maiores projetos da atual gestão, e que tem como proposta “o diálogo com quem vivencia o dia a dia das unidades de primeiro grau visando à construção coletiva de soluções para desafios comuns”. Após dois anos e meio de múltiplas experiências que alternaram períodos de medo, isolamento social, aprendizado de novas habilidades com apoio da tecnologia, encontros virtuais e retomada do trabalho presencial, “o momento agora exige repensar e reavaliar como trabalhar nesta nova realidade”, afirmou a corregedora.
A vice-corregedora, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, parabenizou os integrantes por aceitarem o desafio e lembrou que a “Escuta da Primeira Instância” não é um “experimento”, mas um trabalho coordenado pela Corregedoria para a melhoria da comunicação com as unidades de primeiro grau e, principalmente, para o aperfeiçoamento do trabalho “sem perda da qualidade de vida”.
Já em agosto, o projeto estendeu a escuta para 1.150 servidores indicados pelos diretores de secretarias, a fim de aprofundar a interlocução e identificar rotinas exitosas, aplicáveis a todas as unidades do TRT-15. Para tanto, no final de agosto, foram criadas salas de videoconferência para participação dos servidores, organizados em grupos de trabalho por fase processual, conforme previsto na Portaria GP-VPJ-CR nº 7/2012.
Devido ao grande número de interessados, houve a subdivisão em 135 grupos, viabilizando o contato entre servidores e entre varas de diversas localidades, inicialmente, com movimentação processual semelhante.
Na primeira etapa, cada grupo foi liderado por um diretor, com os participantes apresentando práticas locais para serem analisadas. “A ideia é que as práticas avancem mediante a validação por outros grupos, de diversa movimentação processual, até chegar à conclusão de que se trata de prática útil a todo o Regional”, ressalta o secretário da Corregedoria Regional do TRT-15, Vlademir Nei Suato.
Até o momento, foram identificadas 118 iniciativas, que seguem sendo debatidas até o momento de apresentação na Mostra Anual de Boas Práticas, no dia 20 de outubro de 2022.
- 476 visualizações