Estudantes da Universidade São Francisco visitam a sede judicial do TRT-15

Estudantes da Universidade São Francisco visitam a sede judicial do TRT-15
Conteúdo da Notícia

A Escola Judicial do TRT-15 promoveu na terça-feira (08/11) a última visita de estudantes à sede do Tribunal no ano de 2022. No total, um grupo de 63 alunos do segundo semestre do curso de Direito da Universidade São Francisco, de Campinas, participou da atividade, acompanhado pelas professoras Alessandra Gomes Varisco e Gisele Laus da Silva Pereira Lima.

Ao chegar para a visitação, o grupo foi fotografado na frente do prédio e encaminhado ao Plenário da Corte, onde os estudantes interagiram com o desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, por meio de videoconferência. Lamentando a impossibilidade de estar fisicamente presente na atividade, o desembargador afirmou o enorme prazer em receber os alunos. Zanella dividiu um pouco de sua história com os visitantes e os incentivou a se dedicarem e nunca desistirem de seus sonhos. “Tudo é possível com esforço, trabalho e estudo”, assinalou o magistrado.

Ainda no Plenário, os alunos foram fotografados com a beca utilizada nas sessões de julgamento e assistiram ao vídeo institucional do TRT, produzido pelo Serviço de Comunicação Social do Tribunal. Na sequência foram separados em três grupos e assistiram a sessões de julgamento na 1ª, 2º e 5ª Turmas.

A atividade contemplou, ainda, uma visita guiada ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal, espaço inscrito no Instituto Brasileiro de Museus. A servidora Cristina Pera conduziu a apresentação do local, que guarda parte da história da Justiça do Trabalho e do TRT-15. Além de ter acesso a documentos e obras que representam a história do trabalho humano e do surgimento e consolidação dos direitos dos trabalhadores, os estudantes puderam conhecer alguns casos emblemáticos julgados pelo TRT-15.

Por fim, os alunos conheceram a EJud15, localizada no 5º andar do edifício, onde foram recepcionados pelo desembargador João Batista Martins César, diretor da Escola. O magistrado falou ao grupo sobre o trabalho desenvolvido pela EJud15 setor responsável pela qualificação de magistrados e servidores, e destacou a forte atuação do Tribunal no combate a todas as formas de discriminação, especialmente por meio de cursos e palestras envolvendo a temática. O magistrado, que também é presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT-15, apresentou aos estudantes dados oficiais sobre trabalho de crianças e adolescentes no Brasil e explicou sobre os males causados pelo trabalho precoce, gerador de um ciclo de pobreza e exploração. Para o desembargador, essa chaga social somente pode ser solucionada com investimento em educação de qualidade, capaz de garantir a qualificação de profissionais para o mercado de trabalho. 

Ao final da atividade, os alunos fizeram perguntas sobre carreiras jurídicas, segurança do trabalho e novos desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho, que foram respondidas pelo desembargador João Batista. O magistrado mencionou que um dos grandes desafios da atualidade é “garantir um patamar mínimo civilizatório ao trabalhador que se ativa em plataformas digitais”.

Para as professoras que acompanharam os estudantes, “a visita é uma ótima oportunidade para conhecerem a instituição e se familiarizarem com o ambiente forense”. Segundo Alessandra, “os alunos estavam muito ansiosos para a visita”. “A atividade vai render muitas discussões em sala de aula”, completou Gisele.

Unidade Responsável:
Comunicação Social