Helio Grasselli toma posse como novo desembargador do TRT-15

Helio Grasselli toma posse como novo desembargador do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Tomou posse nesta quinta-feira (23/6) o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Helio Grasselli. A cerimônia, conduzida pela presidente, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, foi realizada de forma híbrida no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no edifício-sede do tribunal, em Campinas, e reuniu desembargadores, juízes, servidores, familiares e convidados que homenagearam o novo integrante da Corte. A solenidade foi transmitida pelo canal do Youtube do TRT-15. 

A presidente Ana Amarylis salientou a reconhecida competência nos mais de 30 anos de dedicação do magistrado à Justiça do Trabalho, “sempre comprometido com a valorização do trabalho humano e da importância do papel do Judiciário Trabalhista na intermediação das relações entre capital e emprego”. A magistrada também ressaltou a atuação do desembargador Helio Grasselli como diretor do Fórum Trabalhista e juiz da 1ª VT de São José do Rio Preto, onde implantou em 2015 um Centro de Conciliação, contribuindo para o “fortalecimento das políticas consensuais de solução de conflitos”. Lá também se destacou, segundo a presidente, como coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência local, sobretudo pelo “sólido trabalho de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil, buscando mitigar a exploração e o abuso de crianças e adolescentes que ainda persistem no país”.

Coube ao vice-presidente administrativo, desembargador Fabio Grasselli, representando a Corte, prestar uma homenagem ao irmão e novo desembargador empossado.  Ele ressaltou, emocionado, a trajetória de vida e da carreira que trilharam juntos, desde os tempos de criança, em Bauru, depois no curso de Direito na mesma faculdade, em Itapetininga, e o ingresso na Magistratura Trabalhista. O desembargador Fabio Grasselli lembrou ainda a sólida carreira do irmão como professor em faculdades e também na Escola Judicial da 15ª.

O juiz Sérgio Polastro Ribeiro, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), cumprimentou o novo desembargador em nome de todos os magistrados da 15ª e desejou ao empossado uma “carreira profícua dirigida pelas bênçãos de Deus”. Com referência à Bíblia, o magistrado lembrou que “pelos frutos se conhecerá a árvore”, e comparou o trabalho do novo desembargador ao longo de sua carreira, como “raízes plantadas num campo fértil”.  

O presidente da Comissão de Relacionamento da OAB São Paulo e o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo, em nome da presidente daquela instituição, Patrícia Vanzolini, e do vice-presidente Leonardo Sica, saudou o empossado com votos de “pleno sucesso e de amplas realizações”, ressaltando sua história de dedicação à Justiça do Trabalho, de seus “sólidos conhecimentos técnicos e analíticos”, bem como de seu “excelente relacionamento com advogados, jurisdicionados, servidores e colegas de magistratura, o que traduz na pacificação dos conflitos, preservando a segurança jurídica da ordem constitucional”.

O desembargador Helio Grasselli iniciou sua fala agradecendo a Deus, à sua família e especialmente ao seu irmão Fabio, que tanto o inspirou em sua vida profissional. O magistrado traçou linhas de sua trajetória desde 1989, quando foi aprovado para a magistratura no TRT-2, e salientou as dificuldades enfrentadas ao longo da carreira, que tantos desafios impôs, mas que também transformaram sua dedicação em “amor à Justiça do Trabalho” e o seu reconhecimento como uma “casa de pacificação social”. O magistrado prometeu continuar dando o seu melhor, especialmente na luta pela Justiça, e afirmou que pretende “continuar dormindo tranquilamente, com a consciência de que atendeu almas sequiosas de amor, esperança e justiça”. 

Sobre o novo desembargador

O desembargador Helio Grasselli, irmão do desembargador Fabio Grasselli, vice-presidente administrativo do TRT-15, foi promovido pelo critério de merecimento e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho. Natural de Bauru (SP), Helio Grasselli graduou-se em Direito pela Faculdade  de Itapetininga (Fundação Karnig Bazarian) em 1986, e fez mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2006. Iniciou sua carreira como magistrado da Justiça do Trabalho em 1991, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). Assumiu a titularidade por merecimento em 1994, onde permaneceu até 1995, quando se transferiu para a 15ª Região. A partir de 1996, assumiu a titularidade da 1ª VT de São José do Rio Preto, onde permaneceu até a promoção para desembargador.

Acesse mais fotos da solenidade.

Unidade Responsável:
Comunicação Social