Homenagem ao desembargador Zanella e despedida da Administração marcam sessões plenárias

Homenagem ao desembargador Eduardo Zanella e despedida da atual Administração marcam sessões plenárias do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Duas despedidas marcaram a abertura das sessões plenárias do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região nesta quinta-feira (1º/12). Na primeira, a desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla conduziu suas últimas sessões deliberativas à frente do Pleno Administrativo e Judicial antes da passagem do cargo no dia 9 de dezembro, data da posse da próxima Administração da Corte. Já a segunda foi caracterizada pela homenagem do colegiado ao desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que se aposenta em janeiro após quase quatro décadas de dedicação à Justiça do Trabalho. 

“Sem vocês, a Presidência não teria caminhado com tanta harmonia e serenidade. Nosso Tribunal não teria avançado, mesmo em tempos tão difíceis. Registro meu muito obrigado a todos”, destacou a desembargadora Ana Amarylis, ao agradecer a desembargadores, juízes, servidores e membros do Ministério Público pelo trabalho conjunto durante dois anos. 

Além de receber os cumprimentos presenciais e a distância, destinados tanto à presidente como aos demais membros da atual Administração, a magistrada ouviu também, entre outros, as congratulações do presidente eleito do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, que destacou a disposição para o diálogo, a transparência e o espírito colaborativo. Já o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Dimas Moreira da Silva, ressaltou a harmonia entre MPT e TRT-15 no biênio que se encerra. 

Homenagem ao desembargador Eduardo Zanella

Natural de São Carlos, o desembargador Eduardo Zanella dedicou os últimos 38 anos à Justiça do Trabalho. Ele tomou posse na magistratura em 11 de janeiro de 1984, como juiz substituto no TRT do Paraná. Um ano depois, passou a integrar o TRT da 2ª Região, até então o único existente no estado de São Paulo. Como juiz da 15ª Região, presidiu unidades em Itapetininga, Araras, Amparo e Campinas. 

A promoção ao cargo de desembargador ocorreu em 1997. Entre os cargos que ocupou, presidiu a 1ª Turma no biênio 2000-2002, coordenou a Escola Judicial entre 2002-2004, presidindo tanto a Escola quanto a 2ª Câmara no biênio 2004-2006. Foi vice-presidente judicial, de 2008 a 2010, e corregedor regional, de 2012 a 2014. Desde 2014, preside o Comitê para a Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo, do Tráfico de Pessoas, da Discriminação de Gênero, Raça, Etnia e Promoção da Igualdade.

“Em 1986, na inauguração deste Tribunal, eu já estava aqui. Procurei fazer aquilo que entendo como correto. Se fosse preciso recomeçar hoje, faria tudo novamente. Muito obrigado a todos os colegas que sempre confiaram em meu trabalho”, ressaltou o magistrado. 

Ao cumprimentar o homenageado, a presidente do TRT-15 e o desembargador José Otávio de Souza Ferreira, vice-presidente administrativo eleito para o próximo biênio, ressaltaram o fato de, entre outras virtudes, o desembargador Eduardo Zanella ter se transformado em uma referência ética tanto no TRT-15 quanto na Justiça do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social