Mesa de Direito Comparado aborda sistemas jurídicos do Eixo Brasil/Estados Unidos

Mesa de Direito Comparado aborda sistemas jurídicos do Eixo Brasil/Estados Unidos
Conteúdo da Notícia

A Vice-Presidência Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promove nesta sexta-feira, dia 2/12, a partir das 9h20, dentro do Programa Escola ao Vivo da Escola Judicial da Corte, a quinta edição da “Mesa de Direito Comparado” tendo como tema os sistemas jurídicos do Eixo Brasil/Estados Unidos. O evento é gratuito e 100% on-line, com transmissão pelo canal do Youtube da Ejud15. Não há necessidade de inscrição prévia.

A organização do evento é do vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que integra a mesa de abertura ao lado da presidente da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, e do diretor da Ejud15, desembargador João Batista Martins César.

Nesta edição, magistrados, juristas e acadêmicos integram três mesas de debates. Na primeira rodada, sob a presidência do desembargador do TRT-15 Marcelo Garcia Nunes, os expositores João Renda Leal Fernandes, juiz do TRT-1 (RJ), e o professor, economista e PhD em Ciências Políticas pela University of California, Berkeley, Aaron Schneider abordam o tema “Tecnologia e trabalho no Brasil e nos Estados Unidos da América”. A segunda mesa, presidida pelo desembargador da 15ª Hélio Grasselli, promove o debate sobre “Negociação coletiva, poder normativo e greve”, com apresentação do professor César Rosado Marzán, PhD em Sociologia pela Princeton University, e da professora Jana Silverman, PhD in Labor and Social Economics pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Encerrando o ciclo de debates, a terceira mesa, presidida pelo vice-presidente judicial da Corte, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, traça um paralelo entre a “Jurisprudência trabalhista e das Cortes Constitucionais”, com exposição do desembargador do TRT-15 Renato Henry Sant'Anna e do advogado, professor e subprocurador-geral do Trabalho, Ricardo Britto Pereira.

Às 12h30, o desembargador Francisco Giordani encerra o evento. O juiz auxiliar da VPJ, Guilherme Guimarães Feliciano, e o assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga, também integram a comissão organizadora do evento, que está alinhado à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais precisamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 16, que versa sobre paz, justiça e instituições eficazes.

Unidade Responsável:
Comunicação Social