Ministério do Meio Ambiente concede ao TRT-15 selo por promoção de práticas sustentáveis

Ministério do Meio Ambiente concede ao TRT-15 selo de reconhecimento pela promoção de práticas sustentáveis
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu no mês de julho um novo reconhecimento público pela promoção de práticas de sustentabilidade socioambiental. Pela adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública e pelo completo preenchimento do Sistema de Monitoramento Socioambiental (Ressoa), o Tribunal foi contemplado com o selo A3P pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

“A oferta de serviços públicos de qualidade passa necessariamente pela adoção de práticas que equilibrem os pilares econômico, social e ambiental. O selo A3P é um reconhecimento de que estamos engajados e trilhando o caminho certo rumo à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla. 

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do MMA que tem a finalidade de estimular os órgãos públicos federais, estaduais e municipais e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a implementarem práticas de sustentabilidade. A adesão demonstra a preocupação do ente público com a eficiência da atividade pública e com a preservação do meio ambiente. 

Com o recebimento do selo, o MMA acompanhará pelos próximos cinco anos as ações implementadas pelo TRT-15 para promover a sustentabilidade socioambiental. Também será prestado assessoramento técnico para o atingimento dos objetivos pactuados em um plano de trabalho.

“Nossas equipes de magistrados e servidores têm fortalecido cotidianamente a cultura de responsabilidade socioambiental em unidades administrativas e judiciárias”, destaca o presidente da Comissão Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente, desembargador Edmundo Fraga Lopes. O magistrado ressalta que, alinhado ao que preconiza a A3P, o TRT-15 vem trabalhando em eixos temáticos prioritários, entre eles o uso racional dos recursos, gestão adequada dos resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas e construções sustentáveis e capacitação de equipes. 

Outras ações

Em 2014, o TRT-15 foi o primeiro tribunal trabalhista do país a se tornar signatário do Pacto Global. Promovida pelas Nações Unidas, a iniciativa estimula empresas e instituições públicas a alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. De acordo com a ONU, trata-se da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, distribuídos por 160 países.

Unidade Responsável:
Comunicação Social