Novas juízas da 2ª VT de São Carlos e 2ª VT de Jundiaí tomam posse em cerimônia presencial

Novas juízas da 2ª VT de São Carlos e 2ª VT de Jundiaí tomam posse em cerimônia presencial
Conteúdo da Notícia

Tomaram posse como titular de vara do trabalho nesta segunda-feira (18/4) as juízas Ana Flávia de Moraes Garcia Cuesta e Amanda Barbosa, que assumem pelo critério de antiguidade e merecimento, respectivamente, a 2ª Vara do Trabalho de São Carlos e a 2ª Vara do Trabalho de Jundiaí. A cerimônia de posse, realizada no Salão Nobre da Presidência, no edifício-sede judicial da 15ª, em Campinas, foi conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, e contou com a presença de desembargadores, magistrados, servidores e convidados. A cerimônia também foi transmitida por meio da plataforma YouTube.

Participaram da cerimônia a corregedora regional, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, o decano da Corte, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza,  e os desembargadores Samuel Hugo Lima, Manoel Carlos Toledo Filho, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, Fábio Bueno de Aguiar e Renato Henry Sant'Anna. Também prestigiaram o evento, entre outras autoridades, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Sérgio Polastro Ribeiro, o advogado Fábio Luciano Barbosa, vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil 3ª Subseção de Campinas, representando a presidente da instituição, Luciana Freitas, e os juízes auxiliares Lucia Zimmermann e Marcos da Silva Porto (Presidência), Mauro César Luna Rossi (VPA), Guilherme Guimarães Feliciano (VPJ) e Levi Rosa Tomé (Corregedoria).

Em seu discurso que valorizou, principalmente, a expressiva presença feminina entre os juízes da 15ª, a presidente Ana Amarylis afirmou que a posse das duas magistradas representa uma grande conquista para ambas, “duas mulheres que esbanjam competência” e que vêm “reforçar o time feminino de 70 juízas titulares da 15ª Região”, ao qual se somam também 90 juízas substitutas, “em um período em que o movimento pela igualdade de gênero se fortalece, sobretudo com a criação da política nacional de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário”.

A desembargadora Ana Amarylis destacou “o afinco e a dedicação” da juíza Ana Flávia, promovida pelo critério de antiguidade, e a contribuição da juíza Amanda, promovida por merecimento, “no processo estratégico da execução neste Regional, bem como para o fortalecimento da cultura da conciliação”. 

O juiz Sérgio Polastro buscou na sabedoria do bíblico rei Salomão a inspiração para o momento de comemoração da posse de duas novas titulares da 15ª. Com referência ao ensinamento de que “há tempo para tudo debaixo do sol”, o magistrado lembrou que o evento foi significativo por celebrar o primeiro encontro presencial para posse de titulares de VT desde setembro de 2020, quando ocorreu a última cerimônia (virtual) de posse de seis magistrados da 15ª. O juiz Polastro cumprimentou as magistradas pelo trabalho valoroso desenvolvido ao longo de anos e desejou às novas titulares que “aproveitem esse tempo de novos desafios”.

Marcados por muita emoção e palavras de orgulho e agradecimento, os discursos das juízas Amanda e Ana Flávia resgataram a importância da família, dos amigos e colegas de trabalho para o sucesso e felicidade na vida pessoal e na carreira. Ambas destacaram em sua trajetória a presença inspiradora de desembargadores e juízes, mas também de servidores e advogados comprometidos com a Justiça do Trabalho.

Sobre as magistradas

A juíza Ana Flávia de Moraes Garcia Cuesta nasceu em Campinas em primeiro de novembro de 1974. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e tomou posse na magistratura no TRT-10 (DF) em 16/2/2001, onde permaneceu até 28/3/2004, quando foi transferida, por permuta, para o TRT-15.

A juíza Amanda Barbosa nasceu em Niterói (RJ) em 29 de março de 1978. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e tomou posse na magistratura no TRT-15 em 17/11/2008. Dedicou-se por anos como substituta no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, onde também atuou na coordenação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e da Divisão de Execução.

Confira abaixo outras imagens da cerimônia.

18042022 Posse juízas Amanda Barbosa e Ana Flávia Cuesta

Unidade Responsável:
Comunicação Social