Pesquisas do Comitê Científico de Assessoramento da Enamat são apresentadas em seminário do TST

Pesquisas do Comitê Científico de Assessoramento da Enamat são apresentadas em seminário do TST
Conteúdo da Notícia

O Programa Nacional de Pesquisa da Enamat foi instituído com o escopo de fomentar a realização de estudos, pesquisas e publicações sobre a formação Profissional de Magistrados e sobre temas contemporâneos relacionados às competências profissionais da magistratura trabalhista incluindo também a análise dos aspectos de avaliação do próprio modelo formativo, visando o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Com este propósito a Enamat priorizou o desenvolvimento de pesquisas em temas estratégicos para a Justiça do Trabalho, com a finalidade de conferir tratamento adequado à produção de conhecimento desde a fase de seleção de magistrados.

Planejado para ser executado principalmente por meio de parcerias, com organizações de reconhecida expertise em pesquisa empírica, tanto em âmbito nacional quanto internacional, as atividades do Programa Enamat Pesquisas são coordenadas por um comitê cientifico, composto por magistradas e magistrados do trabalho com titulação de doutor, bem como por acadêmicos convidados e escolhidos por sua notória atuação na docência e na pesquisa.

Nos últimos dois anos, o Comitê Científico de Assessoramento à Pesquisa da Enamat foi coordenado pela desembargadora do TRT 15 Dra. Tereza Aparecida Asta Gemignani.

Além de duas pesquisas realizadas em parceria com o IPEA, em decorrência de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional, assinado pela ENAMAT com o programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento PNUD / Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo IPC-IG) também foram finalizadas mais duas pesquisas, tendo à frente dos trabalhos o Professor Alexandre dos Santos Cunha.

Entre elas, a que procedeu a uma “Análise Comparativa Internacional de Sistemas de Jurisdição Trabalhista ”, que teve o objetivo de conhecer e analisar comparativamente o modo como os diferentes países escolhidos (Argentina, África do Sul, Coreia do Sul, México, Portugal e Brasil) organizam sua jurisdição trabalhista, bem como seus indicadores de demanda e produtividade, além de examinar a carreira do juiz e os métodos de formação.

Como ressaltou a desembargadora Tereza Asta, a  “aproximação da Enamat com os grandes centros acadêmicos e instituições de excelência permitiu a ampliação dos horizontes de prospecção, com a utilização de novas tecnologias na condução dos estudos, o que nos possibilitou realizar pesquisas com alcance internacional, como a que foi apresentada neste Seminário. Como nada se aperfeiçoa sem um bom diagnóstico, as atividades de pesquisa se revelam estratégicas para a eficiência da gestão pública, pois visam o bom atendimento das necessidades de magistrados e jurisdicionados, em prol de uma Justiça de qualidade, além de oferecer subsídios para tomada de decisões, quanto à resolução de problemas afetos às políticas judiciárias.”

Unidade Responsável:
Comunicação Social