Plantio de árvores reforça compromisso socioambiental do TRT-15 com os ODS da ONU

Plantio de árvores reforça compromisso socioambiental do TRT-15 com os ODS da ONU
Conteúdo da Notícia

Em 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. Em comemoração à data, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do TRT-15 promoveu o plantio simbólico de árvores frutíferas no prédio do Fórum Trabalhista de Campinas. O ato aconteceu no 13º andar do edifício, no final da tarde de quarta-feira (21/9), e contou com a presença de desembargadores, juízes e servidores do Tribunal. 

No ato simbólico, conduzido pelo presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, desembargador Edmundo Fraga Lopes, foram plantadas quatro espécies frutíferas cedidas pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), entidades apoiadoras do trabalho da Comissão Socioambiental do TRT-15. A Amatra doou mudas de jabuticaba e acerola, enquanto o Sindiquinze contribuiu com mudas de limão siciliano e pitanga. 

O desembargador Edmundo, idealizador do projeto, mencionou a relevância da ação como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e da Resolução 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça, a qual determina a implantação de plano de compensação ambiental pelos órgãos do Poder Judiciário, a fim de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, resultante de seu funcionamento. O magistrado desejou que “essas singelas mudas, com seu simbolismo, possam trazer novos ares para o planeta e inspirem a busca por um mundo mais inclusivo e sustentável”.

O vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, prestigiou o evento e relacionou o simbolismo das plantas com a Justiça do Trabalho. Para ele, tal qual as plantas, “a Justiça do trabalho representa a vida e também sofre intempéries, contudo, permanece firme”.

O juiz auxiliar da Presidência e diretor do Fórum de Campinas, Marcos da Silva Porto, manifestou sua satisfação em fazer parte da ação “que se alinha a outras diretrizes do CNJ, as quais nos convidam a refletir sobre o futuro da instituição”. 

O presidente da Amatra XV, juiz Sérgio Polastro Ribeiro, e o presidente do Sindiquinze, Ivan Bagini, afirmaram o orgulho de apoiar práticas que simbolizam o engajamento com os objetivos sustentáveis da ONU, por propiciar a conscientização sobre o tema. 

Também prestigiaram o evento os desembargadores Samuel Hugo Lima, Rosemeire Uehara Tanaka, Fábio Bueno Aguiar e Renato Henry Sant’anna, além dos juízes Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, Regina Rodrigues Urbano, Ana Cláudia Torres Vianna, André Augusto Ulpiano Rizzardo, Robson Adilson de Moraes, Guilherme Guimarães Feliciano, Cristiane Montenegro Rondelli e Sofia Lima.

Responsabilidade socioambiental 

O Dia da Árvore, comemorado no Brasil em 21 de setembro, às vésperas do início da primavera no hemisfério Sul, tem como finalidade enfatizar a importância da adoção de medidas de preservação do meio ambiente, nas quais se incluem a revitalização de áreas devastadas e o combate ao desmatamento. 

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o desmatamento na Amazônia registrou recorde nos seis primeiros meses de 2022, acumulando 3.988km² entre janeiro e junho deste ano. Em quinze anos, essa foi a maior destruição da floresta, que é considerada a mais extensa reserva natural do mundo, com impacto direto no clima do planeta, por meio da regulação do ciclo de chuvas, estabilização de temperatura e absorção de grande quantidade de carbono (um dos gases que contribui para o aquecimento global). Estudiosos afirmam que o reflorestamento, aliado à adoção de medidas sustentáveis, é uma das principais soluções para a crise climática que assola o planeta.

Nesse cenário, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-15 desenvolve ações direcionadas a uma nova visão do papel socioambiental da Administração Pública e tem como objetivo primordial promover atividades de conscientização, voltadas à aquisição de conhecimentos e atitudes inovadoras em benefício da sociedade e do meio ambiente, reafirmando a preocupação institucional com o alinhamento e cumprimento de iniciativas apregoadas pela Agenda 2030 da ONU, assim como os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Entre as ações implementadas pela Comissão, destacam-se a Semana da Responsabilidade Socioambiental, que destina materiais de escritório em desuso para entidades sem fins lucrativos, o projeto “Papel Social”, que beneficia cooperativas de catadores de materiais recicláveis, reciclando milhares de processos físicos já findos e arquivados, e o Calendário Socioambiental, que promove o engajamento da questão nas redes sociais do TRT-15.

Unidade Responsável:
Comunicação Social