Presidente Ana Amarylis participa das celebrações dos 15 anos da repercussão geral no STF

Presidente Ana Amarylis participa das celebrações dos 15 anos da repercussão geral no STF
Conteúdo da Notícia

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, participou nesta quarta-feira (25/5), no Supremo Tribunal Federal, da cerimônia que celebrou os 15 anos da repercussão geral. Também esteve presente a juíza auxiliar da Presidência do TRT-15, Lucia Zimmermann. O evento, que contou com a presença de diversas autoridades e com o lançamento de uma obra temática, deu início a uma sequência de palestras a fim de debater o histórico, a atualidade e o cenário futuro dessa ferramenta de filtragem processual. Os painéis do seminário “Repercussão Geral 15 anos: origens e perspectivas” ocorrem nesta quinta e sexta-feiras e estão sendo acompanhados pelo servidor da Vice-Presidência Judicial Evandro Coelho.

Na abertura do evento, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, realçou uma característica que considera crucial da repercussão geral: a dimensão social. “Enquanto as ações de controle concentrado e originárias costumam tratar das grandes questões macropolíticas de nosso país, os recursos com repercussão geral são justamente aqueles que permitem ao STF zelar pelos aspectos atinentes à vida cotidiana dos cidadãos brasileiros”, afirmou.

O ministro lembrou que é por intermédio da repercussão geral que a Corte tem discutido temas como a adoção do piso nacional dos professores, o fornecimento estatal de medicamentos às pessoas mais pobres, questões relativas aos benefícios previdenciários de aposentadoria especial e rural e licença-maternidade, a cobrança de depósitos de FGTS, o direito à creche e à pré-escola para crianças carentes e, recentemente, a constitucionalidade da multa aplicada por recusa ao bafômetro. “É por meio da repercussão geral que a causa do cidadão comum chega à mais alta Corte do país, muitas vezes tendo surgido num juizado de pequenas causas numa comarca de interior e atravessado todas as instâncias do Poder Judiciário”, assinalou.

Na avaliação da presidente Ana Amarylis, a repercussão geral é de extrema relevância, pois permitiu a criação de uma cultura de precedentes no país. "A instituição da repercussão geral reforçou o papel de Corte Constitucional do Supremo, proporcionando ao STF a possibilidade de se dedicar com mais afinco aos casos de grande relevância jurídica", afirmou. O mecanismo foi criado a partir da Emenda Constitucional 45, de 2004,  que incluiu novo ordenamento jurídico, conhecido como Reforma do Poder Judiciário. A repercussão geral foi regulamentada três anos depois, em 2007.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social