Projeto de inclusão destina 300 celulares a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Sorocaba

Projeto de inclusão destina 300 celulares a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Sorocaba
Conteúdo da Notícia

Na sexta-feira (11/3), em cerimônia realizada no Teatro Municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba, 300 aparelhos celulares doados pela Receita Federal foram entregues a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social pela prefeitura, através da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por meio do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Sorocaba (Jeia), o Ministério Público e a Receita Federal, para a promoção da inclusão digital. Outros 200 aparelhos serão doados para o município de Tatuí. 

“O Brasil, infelizmente, está na rabeira da inclusão digital no mundo e, nesta economia globalizada, da Indústria 4.0 e da Tecnologia 5G, a inclusão digital é fundamental como um fator de transformação social que permite assegurar também o direito à educação”, destacou o desembargador da 15ª, João Batista Martins César no evento de entrega dos aparelhos eletrônicos.

O coordenador do Jeia de Sorocaba, juiz Valdir Rinaldi Silva, também marcou presença no evento e ressaltou  a importância do juizado e da inclusão digital como elemento propulsor do saber, capaz de dar oportunidade de  acesso a todo tipo de cultura. “Hoje, com a inclusão digital, a biblioteca está na palma das nossas mãos. Que bom seria se todas as crianças pudessem ter um celular como esse. Com esse aparelho, vocês poderão acessar diversas bibliotecas e livros importantes”, declarou.

A parceria foi possibilitada pelo delegado da Receita Federal, Ari José Brandão Júnior, que procurou o Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e, por meio do Jeia de Sorocaba, mobilizou os demais integrantes da rede de proteção prioritária à infância e adolescência do município.

Os dispositivos digitais foram destinados a crianças e adolescentes atendidos nas unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social), assim como das entidades que prestam o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica): Lar Casa Bela, Lar São José, Casa Raiz de Davi, Casa Nossa Senhora das Graças, Casa Lar Bethel, Casa Nova Vida, República Jovem, Medida Socioeducativa – SOS, Medida Socioeducativa – Projeto Girassol e Napeti (Núcleo de Atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). 

Inclusão digital como fator educacional

Com a doação dos celulares, os adolescentes e jovens poderão receber os chips de acesso à internet oferecidos pelo governo do Estado de São Paulo a alunos em situação de vulnerabilidade social. O Jeia de Sorocaba também irá auxiliar os estudantes com a promoção de eventos virtuais e indicação de conteúdos educativos relacionados à orientação sobre projeto de vida, direitos fundamentais, campanhas de combate ao trabalho infantil e de estímulo à aprendizagem. 

Foto e informações: Prefeitura Municipal de Sorocaba

Unidade Responsável:
Comunicação Social