TRT-15 homenageia autoridades, personalidades e instituições por serviços prestados à sociedade e à Justiça

TRT-15 homenageia autoridades, personalidades e instituições por serviços prestados à sociedade e à Justiça
Conteúdo da Notícia

Com o propósito de enaltecer pessoas e instituições que atuam para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região realizou nesta quinta-feira (12/5) a tradicional solenidade de outorga das comendas Medalha Ouro e Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, a cerimônia realizada no Plenário do edifício-sede da 15ª reuniu autoridades e convidados do mundo jurídico, político, acadêmico e empresarial. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e ex-desembargador do TRT-15 Luiz José Dezena da Silva, representando o presidente do órgão superior e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira.

Compuseram a Mesa Alta, além da presidente Ana Amarylis e do ministro Luiz José Dezena; o secretário de Justiça de Campinas, Peter Panuto, representando o prefeito Dário Saadi; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Dimas Moreira da Silva; o vereador da Câmara Municipal de Campinas, Major Jaime; o juiz diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Marcus Menezes Barberino Mendes; o procurador Pedro Fabris de Oliveira, representando o procurador-chefe da Procuradoria Regional de Campinas, Guilherme Malagutti Spina, e também a procuradora-geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra; o comandante do Policiamento do Interior 2 sediado em Campinas, Coronel Rodrigo Arena; e o presidente da Comissão Especial de Relacionamento da OAB São Paulo com o TRT-15, Ricardo Ortiz Camargo, representando a presidente daquela instituição, Patrícia Vanzolini.

Ao todo, 34 homenageados participaram do evento. Suspensa por motivos de segurança sanitária durante a pandemia, a solenidade de outorga das comendas, geralmente realizada durante a cerimônia da Abertura do Ano Judiciário, em março, reuniu este ano as indicações de 2020 e 2021, que somaram 43 personalidades. Entre eles, os ministros do TST Alberto Bastos Balazeiro e Amaury Rodrigues Pinto Júnior, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Dimas Moreira da Silva, o presidente do TRT-13 (PB), Leonardo José Videres Trajano, o presidente do TRT-2 (SP), Luiz Antônio Moreira Vidigal, além de instituições e outras autoridades.  

A presidente Ana Amarylis explicou que o Judiciário, assim como os outros Poderes da República, tem a incumbência de reconhecer ações efetivas em prol da sociedade. “O TRT da 15ª Região criou a Ordem do Mérito, com o objetivo de  agraciar autoridades, personalidades, pessoas e instituições que fazem a diferença na construção de um país mais digno”.

A magistrada comentou também que os homenageados tiveram seus currículos previamente apreciados e aprovados em sessões administrativas do Tribunal Pleno, ocorridas em 30 de novembro de 2020 e 28 de outubro de 2021. Lembrou ainda que a “última edição da Ordem do Mérito ocorreu em 16 de março de 2020” e foi o último evento totalmente presencial do TRT. “Por isso a realização da cerimônia deste ano tem um significado muito especial”, ressaltou. 

A presidente Ana Amarylis afirmou que, mesmo com os desafios impostos nos últimos dois anos, o TRT-15 conseguiu “superar as adversidades, garantindo bons índices de produtividade, graças ao esforço e dedicação de todos”, e que “a pandemia nos ensinou muito”, especialmente que “o Tribunal não está sozinho e não se faz sozinho, mas se faz com pessoas e parcerias”.

Um grupo musical formado por uma banda e um coral de 10 crianças e cinco músicos e professores do Instituto Anelo, uma das instituições homenageadas, se apresentou na abertura e no encerramento da solenidade, sob a regência do produtor Luccas Soares, executando as músicas “Aonde foi” e “Deixa a senzala”, ambas de autoria de Luccas Soares.

As instituições beneficentes homenageadas

Três instituições beneficentes receberam a honraria Grande Colar. A Associação e Rede de Cooperação Social (Arcos) atua na região de Catanduva e tem como objetivo aproximar e unir esforços das organizações sociais por meio do compartilhamento de capacidades, habilidades, experiências, conhecimentos e recursos. A Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial Capuava tem sede em Valinhos e atende pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez. O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que desde 2000 oferece aulas gratuitas de música no Jardim Florence, bairro do distrito do Campo Grande, localizado na região noroeste da cidade de Campinas. Seu nome significa inspiração, desejo, vontade, e reflete o objetivo de transformar pessoas por meio da música. Ao longo de 20 anos, o Instituto Anelo já atendeu a mais de 5 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos. 

Entenda a homenagem

A outorga das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região objetiva exaltar os méritos e a dedicação daqueles que prestaram serviços relevantes à cultura jurídica, à sociedade e à Justiça do Trabalho. Desde 1992, quando foi criada, os desembargadores do TRT-15 homenageiam personalidades e autoridades com as duas maiores honrarias da Corte. O Grande Colar é destinado a personalidades e autoridades, bem como pessoas jurídicas e instituições, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos ou relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça do Trabalho, se fizerem merecedoras de especial distinção. Já a Medalha Ouro tem como escopo prestigiar governantes, juízes, dirigentes, personalidades legislativas, científicas, sociais ou profissionais e servidores públicos, em geral, e da Justiça do Trabalho.

Confira abaixo imagens da cerimônia.

12052022 - Ordem do Mérito Judiciário do TRT15

Unidade Responsável:
Comunicação Social