TRT-15 homenageia corregedor nacional de Justiça em reunião do Coleprecor

TRT-15 homenageia corregedor nacional de Justiça em reunião do Coleprecor
Conteúdo da Notícia

A presidente e a corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadoras Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla e Ana Paula Pellegrina Lockmann, promoveram nesta quarta-feira, 19/10, durante a 8ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), a outorga da Comenda Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região ao corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

A comenda visa exaltar os méritos e a dedicação daqueles que prestaram serviços relevantes à cultura jurídica, à sociedade e à Justiça do Trabalho. Desde 1992, quando foi criada, os desembargadores do TRT-15 homenageiam personalidades e autoridades com as duas maiores honrarias da Corte, a Medalha Ouro e o Grande Colar. O Grande Colar é destinado a personalidades e autoridades, bem como pessoas jurídicas e instituições, nacionais ou estrangeiras. Já a Medalha Ouro tem como escopo prestigiar governantes, juízes, dirigentes, personalidades legislativas, científicas, sociais ou profissionais e servidores públicos, em geral, e da Justiça do Trabalho.

Durante a reunião, o ministro Luis Felipe Salomão, acompanhado da juíza auxiliar Roberta Ferme Sivolella, destacou a parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e a interação com os membros do Coleprecor, que possibilitam a troca de experiências  e a identificação de oportunidades de melhoria. O corregedor nacional apresentou também um breve balanço das iniciativas adotadas. “Temos inúmeros desafios e estabelecemos prioridades, verificando questões disciplinares, processos sensíveis que aguardavam solução e operações que envolvem a esfera judicial e correicional”, ressaltou.

Novo corpo diretivo

Reunidos no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, os membros do Coleprecor elegeram na terça-feira, dia 18/10, os novos dirigentes que comandarão a entidade em 2023. A presidente do TRT-9 (PR), desembargadora Ana Carolina Zaina, foi escolhida para presidir o Coleprecor. Os corregedores do TRT-16 (MA) e do TRT-3 (MG), desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho e Fernando Rios Neto, serão o vice-presidente e o secretário-geral. O pleito foi coordenado pelo atual presidente do Coleprecor e presidente do TRT-17 (ES), desembargador Marcello Maciel Mancilha,  com participação da vice-presidente, a corregedora do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann, e do secretário-geral, o presidente do TRT-18 (GO), desembargador Daniel Viana Júnior. 

As magistradas do TRT-15 prestigiaram ainda na terça-feira a cerimônia de aposição da foto do ministro Aloysio Corrêa da Veiga na Galeria de Corregedores-Gerais da Justiça do Trabalho e o lançamento  do livro “Mulheres na Justiça do Trabalho: 80 anos em perspectiva”, promovido pelo Observatório Excelências Femininas do TST como forma de ampliar o conhecimento sobre a realidade enfrentada pelas mulheres que ocupam a magistratura trabalhista. A obra coletiva tem coordenação da ministra do TST Morgana de Almeida Richa, da desembargadora do TRT-15 Tereza Aparecida Asta Gemignani, da juíza do TRT 9ª Região (PR) Ana Paula Sefrin Saladini e da mestre em políticas públicas e gestão governamental Adriene Domingues Costa.

A 8ª reunião do Coleprecor contou com a participação do presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e da corregedora-geral, os ministros Lelio Bentes Corrêa e Dora Maria da Costa. O secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gabriel Gusmão, também participou do encontro, que foi finalizado com palestra das juízas do TRT-17 (ES)  Denise Marsico do Couto e Juliana Carlesso Loser, que abordaram  iniciativas adotadas para erradicação do trabalho infantil no Espírito Santo. Do TRT-15 estiveram ainda presentes no Coleprecor o juiz auxiliar da Presidência e da Corregedoria Levi Rosa Tomé e o diretor-geral Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser. A desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, vice-corregedora do TRT-15, participou da reunião de forma telepresencial.

Unidade Responsável:
Comunicação Social