TRT-15 inaugura novas instalações do 1º andar do edifício-sede com homenagem ao desembargador Eurico Cruz Neto

TRT-15 inaugura novas instalações do 1º andar do edifício-sede com homenagem ao desembargador Eurico Cruz Neto
Conteúdo da Notícia

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, inaugurou na quinta-feira (17/11) as novas instalações do primeiro andar do edifício-sede, onde funcionarão a Secretaria-Geral Judiciária, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – o CEJUSC de 2º Grau – e o Espaço Cultural “Desembargador Eurico Cruz Neto”. Para marcar a inauguração do novo espaço cultural, foi realizado o vernissage da exposição “Novo Olhar”, do artista plástico Er de Oliveira, com mostra de 11 telas com motivos abstratos. 

Ao lado da presidente Ana Amarylis, a corregedora do Tribunal, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, e o presidente eleito do TRT-15 para o biênio 2022-2024, desembargador Samuel Hugo Lima, descerraram a placa inaugural das novas instalações do 1º andar.

Na sequência, a presidente Ana Amarylis e a viúva do desembargador Eurico, Cibele Maria Prates de Macedo Cruz, descerraram juntas um painel artístico, no qual um braço de violão estilizado, entrecortado pelo nome do Espaço Cultural, é “autografado” pelo homenageado, compondo a “logomarca” que destaca a música, um dos principais “amores” do magistrado, que foi presidente da Corte no período de 1998-2000 e faleceu em 4 de setembro de 2019. 

Muito emocionada, Cibele Cruz expressou sua gratidão à Presidência do tribunal, às curadoras do espaço, desembargadora Maria Madalena de Oliveira e a juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, e aos organizadores do evento, afirmando que o painel conseguiu “transmitir tudo com apenas uma imagem”.

A presidente Ana Amarylis se emocionou mais de uma vez ao falar do colega “carioca da gema” desembargador Eurico, “grande amante das artes, e que às vezes até dava uma palhinha com seu violão nos vernissages, exibindo seu bom gosto musical”. A presidente falou de sua trajetória profissional, com início no TRT do Rio de Janeiro em 1962, como técnico judiciário, depois em 1973, quando ingressou no Ministério Público do Trabalho, e em 1987, ao  integrar a Corte da 15ª como desembargador em vaga reservada ao quinto constitucional. 

Por fim, a presidente ressaltou as vantagens das novas instalações do primeiro andar, que passou a abrigar também, em seus 1.500m2, além do salão de exposição de arte, com duas galerias, uma para a exposição do acervo permanente do TRT-15, e outra para mostras temporárias, a Secretaria-Geral Judiciária e o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de segundo grau. Como a magistrada salientou “um dia de festa em que o trabalho, a pacificação social e a arte se fundem para a disseminação das culturas da arte e da conciliação”.


A juíza Marina Zerbinatti destacou o relevante papel do desembargador Eurico na idealização e instalação do espaço cultural do TRT-15, e o lugar privilegiado que o atual salão ocupa na cidade de Campinas. E com empréstimo das palavras de Ferreira Gullar, a magistrada lembrou que “a arte existe porque a vida não basta”. Sobre a exposição de Er de Oliveira que inaugura as novas instalações, a juíza Marina destacou a técnica autodidata do artista, que constrói cenários “oníricos” com as cores de sua paleta.

O artista Er de Oliveira usou o púlpito para agradecer pela oportunidade da exposição de seu trabalho. Engenheiro químico de formação, Oliveira afirmou que a arte para ele, um homem de pensamento mais “cartesiano”, é uma oportunidade de “tirar os olhos da lógica para enxergar cenários mais amplos, globais, numa outra perspectiva de expressões tão importantes para a vida”. As 11 telas selecionadas para a exposição, com destaque para o abstracionismo, abrangem um período de quase vinte anos de produção do artista.

O evento contou com apresentação do quinteto de cordas do Conservatório Carlos Gomes e da Orquestra Sinfônica de Campinas (Quinteto D’Arcos), composto pelos músicos Silas Simões, Lara Ziggiatti, Marcelo Corilow, Gabriel Carlin e Eduardo Semencio, que executaram números de música erudita e da MPB. Prestigiaram a inauguração a vice-corregedora do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza (eleita corregedora para o biênio 2022-2024), diversos magistrados, artistas, servidores, familiares e amigos do desembargador Eurico Cruz.

Serviço: Exposição “Novo Olhar”
A exposição tem entrada franca e pode ser conferida até 19 de dezembro de 2022.
De segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social