TRT-15 lamenta falecimento do desembargador Pedro Benjamin Vieira, grande articulador da criação da Corte em Campinas

TRT-15 lamenta falecimento do desembargador Pedro Benjamin Vieira, grande articulador da criação da Corte em Campinas
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manifesta profundo pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Pedro Benjamin Vieira nesta sexta-feira, 7/1. Grande jurista e homem de reconhecido espírito público, Benjamin Vieira contribuiu de forma decisiva para a criação do TRT-15 em 1986. Presidente do TRT da 2ª Região (SP) na época, profetizou as transformações sociais e econômicas do estado e articulou o desmembramento da Justiça do Trabalho paulista para melhor atender os jurisdicionados do interior. A presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, decretou luto oficial de três dias. A missa de sétimo dia foi realizada nesta quinta-feira,13/1, na Igreja Nossa Senhora das Dores, em Campinas.

Pedro Benjamin Vieira integrou, de 1979 a 1986, o TRT-2, em vaga destinada aos advogados, onde foi vice-corregedor regional (1981/1982), vice-presidente (1982/1984) e presidente (1984/1986). Em novembro de 1985, encaminhou o anteprojeto de lei dispondo sobre a criação do TRT-15, para o qual veio, posteriormente, a se transferir. Foi o presidente instalador do Tribunal de Campinas em 5 de dezembro de 1986. Exerceu também a vice-presidência no período de dezembro de 1986 a janeiro de 1988 e a presidência, de janeiro de 1988 a dezembro de 1990.

Durante sua gestão, coordenou a realização da "I Jornada Internacional de Direito do Trabalho" e da "I Semana de Informática", promovidas pelo TRT, bem como a criação do Sistema de Informatização Judiciária. Instalou a biblioteca, o gabinete odontológico, encaminhou anteprojeto de lei de ampliação da composição do Tribunal e de criação de novas Juntas, tendo instalado 22 unidades, e promoveu o ajuizamento da ação desapropriatória do prédio que seria a primeira sede da Corte, na rua Dr. Quirino, centro de Campinas. Pedro Benjamin Vieira dá nome ao edifício-sede do TRT-15, localizado na Rua Barão de Jaguara, 901, uma homenagem à sua obstinação e trabalho para a criação da Corte.

Pedro Benjamin Vieira nasceu no dia 29 de junho de 1927, em São Miguel das Matas (BA). Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1955. Exerceu a advocacia e atuou como promotor de Justiça no estado mineiro, antes de se mudar para São Paulo.  Em Brasília, foi diretor-geral do Departamento de Assuntos Judiciários do Ministério da Justiça  e consultor jurídico.

Diplomado também em letras-inglês, professor e diretor de várias instituições de ensino, recebeu inúmeros títulos honoríficos, entre os quais vários de cidadania, medalha de mérito da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, de membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, de Comendador e de Grande Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (do TST) e a comenda de Grande Oficial da Ordem do Mérito do Trabalho, conferida pela Presidência da República. Pedro Benjamin Vieira era casado com Dilene Messias Vieira com quem teve cinco filhos, Ana Lúcia, Carolina, Pedro Augusto, Fábio e Nei Messias Vieira. O TRT-15 se solidariza com a família e os amigos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social