TRT-15 promove oficinas e palestras sobre felicidade, saúde e educação financeira na semana do servidor
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região iniciou nesta segunda-feira (24/10), às 16h30, a Semana do Servidor 2022, que acontece até quinta-feira (27/10). Com o tema "Vivendo em Harmonia", o evento ocorre em formato híbrido, com transmissão no canal do Youtube da Escola Judicial, e ações paralelas às atividades rotineiras das equipes da Corte, como oficinas de artesanato, pintura como atividade terapêutica e técnicas de meditação.
A presidente da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, abriu a semana com um agradecimento aos servidores pelo empenho e dedicação. "Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os servidores da 15ª conseguiram ser altamente produtivos. Vocês atingiram nota 128 no Índice de Produtividade do CNJ, sendo que a média nacional foi de 76”, enfatizou a desembargadora.
Já a coordenadora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Paula Toniatti, destacou a nobreza da missão de servir a sociedade. A servidora enalteceu os resultados obtidos durante o ano pelas equipes do TRT-15, que são traduzidos em pacificação social e realização da justiça. "Mais do que números, nossos resultados estão traduzidos na efetiva melhora na vida das pessoas, dos jurisdicionados”, destacou.
Palestra
Na abertura, professora e filósofa Lúcia Helena Galvão palestrou sobre o tema "O que precisamos saber sobre a felicidade? Uma esperança por dia". A professora apresentou ângulos do conceito de felicidade, destacando a ótica de pensadores da história da humanidade. “Talvez a felicidade não seja algo passivo, mas algo ativo. Aquilo que temos a oferecer”, disse a professora.
Lúcia Helena falou sobre a visão de felicidade de Homero, que a pensava como a grande aventura humana de fazer diferença. Com uma reflexão sobre o momento atual, a professora falou também de Sócrates e sua filosofia da humildade. “Só sei que nada sei”. Para a docente, é preciso abdicar da postura de "dono da verdade". "Dividir o mundo em quem está comigo e quem está contra mim não vai nos aproximar da sabedoria”, destacou ao falar sobre a necessidade de “reconhecermos nossa própria ignorância”.
A filósofa também palestrou sobre o estoicismo, com sua filosofia de acreditar que tudo que nos acontece é necessidade de experiência. “É preciso aceitar o que a natureza nos propõe e dar o nosso melhor”, afirmou.
Programação
A programação de terça-feira (25/10) inclui palestra sobre organização financeira (16h30), com Ana Paula Oliveira, além de oficinas sobre meditação (9h30) e artesanato (10h30). Na quarta-feira (26/10), a partir das 11h, haverá nova palestra, desta vez com o tema "Felicidade baseada em evidência", ministrada pelo médico oncologista Carlos José C. de Andrade. Também haverá oficinas de meditação (15h) e de pintura dirigida (16h).
No último dia, quinta-feira (27/10) , o músico Rafinha Acústico profere palestra às 16h, seguida de apresentação musical com uma banda formada por servidores do Tribunal.
- 461 visualizações