TRT-15 promove Semana da Responsabilidade Social a partir desta segunda-feira

TRT-15 promove Semana da Responsabilidade Social a partir desta segunda-feira
Conteúdo da Notícia

Responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Nos dias atuais, é notável a importância da responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade. No Brasil, a Lei Nº 13.559/17 incluiu a "Semana da Responsabilidade Social" na agenda nacional da sustentabilidade, sempre nas segundas semanas dos meses de abril. 

Consciente de seu papel institucional e de cidadania, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por meio da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho e da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS),  realizará uma iniciativa em comemoração à Semana de Responsabilidade Social que acontece a partir desta segunda-feira, dia 11/4. Trata-se de uma campanha interna para doação de materiais de escritório inservíveis, com o intuito de contribuir para uma sociedade sustentável.

O TRT-15, primeiro tribunal trabalhista do país a se tornar signatário do Pacto Global, assumindo posteriormente o compromisso em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, atua com base em ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas e inclusivas, culturalmente diversas e pautadas na integralidade, em busca de um desenvolvimento nacional sustentável.

“A campanha que se inicia nesta segunda-feira e vai até 29/4 convida a todos para que abram suas gavetas e armários e reavaliem o real uso e necessidade de manutenção dos bens de consumo ali guardados”, explica o presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho do TRT-15, desembargador Edmundo Fraga Lopes.   Os materiais serão entregues a entidades sem fins lucrativos.

O que doar? 

Almofadas para carimbo, barbantes, bibliocantos, bobinas, capas de cartolina (desde que não contenham brasão), classificadores de documentos, papéis “color plus”,  porta-carimbos, umidificadores de dedos, entre outros que estejam em desuso, desde que a quantidade não prejudique o trabalho a ser realizado, principalmente considerando o retorno das atividades presenciais, conforme previsto pela Portaria GP-CR 2/2022. Só não podem ser doados grampeadores, grampos, capas plásticas, papel A4, colchetes, tôneres e cartuchos de impressoras.

Como vai funcionar?

Até o dia 29/4 cada unidade selecionará os itens pertinentes à doação, listando-os e encaminhando com o quantitativo por e-mail à Coordenadoria de Material e Logística: cml.secadm@trt15.jus.br, que fará a conferência e dará a autorização para posterior doação.

Para unidades fora de Campinas, os gestores devem contatar possíveis beneficiários da doação, de sua localidade - instituições sem fins lucrativos e/ou governamentais, separar os itens e proceder à respectiva entrega das doações, fazendo a juntada, por pedido complementar, no Proad nº 5363/2022, para fins de maior transparência na gestão dos bens públicos, termo de entrega e recebimento no qual conste qualificação do ente recebedor e aporte de assinatura.

Em Campinas, os materiais que não são mais utilizados deverão ser colocados em engradados disponibilizados pela Coordenadoria de Material e Logística, que ficará responsável pelo recolhimento e encaminhamento às instituições a serem beneficiadas. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pela Coordenadoria de Material e Logística , por meio do seguinte endereço eletrônico: cml.secadm@trt15.jus.br.

As fotos do evento poderão ser publicadas nas redes sociais com a hashtag #responsabilidadesocial ou encaminhadas para o e-mail: imprensa.comunicacao@trt15.jus.br. “Agradecemos antecipadamente a participação e envolvimento de todos nesta ação social”, assinala o desembargador Edmundo.

Unidade Responsável:
Comunicação Social