TRT-15 recebe pela primeira vez visita de estudantes com transtorno do espectro autista

TRT-15 recebe pela primeira vez visita de estudantes com transtorno do espectro autista
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu pela primeira vez nesta terça-feira (18/10) a visita de um grupo de estudantes com transtorno do espectro autista. Com ênfase na promoção da inclusão social, cerca de dez estudantes, acompanhados de três professores do Instituto Senso Educação Reintegrada (SER), participaram do encontro na sede judicial da Corte. Conduzidos de forma lúdica pela Escola Judicial do TRT-15 (Ejud-15), os alunos conheceram o plenário Ministro Coqueijo Costa e o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac). 

“Hoje foi um dia memorável. Com a grata oportunidade de recebermos um grupo de estudantes de uma escola especial chamado Instituto Ser, que é uma clínica-escola especializada no tratamento terapêutico de pessoas com deficiência, especialmente deficiência intelectual”, afirmou o desembargador Fábio Bueno de Aguiar, que foi um dos responsáveis pela vinda dos alunos ao Regional. 

O desembargador Fábio Aguiar destacou o ineditismo da iniciativa com alunos com transtorno de espectro autista. “Nesse grupo de educandos estava minha filha. Foi uma oportunidade mágica, muito emocionante para mim e para minha família. É importante que eles entendam que aqui é um órgão público, aberto para toda a sociedade”, enalteceu o desembargador. O magistrado também destacou o fascínio dos alunos ao conhecer tanto as atribuições das equipes do Tribunal na solução de conflitos trabalhistas como os locais em que ocorrem os julgamentos. 

No início do encontro, os estudantes e os professores Joana Zavan Pinheiro, Felipe Fonseca e Erika Andrade se reuniram no térreo para uma foto em frente à sede do TRT-15. Após, foram para o plenário, onde conheceram como são realizadas as sessões. Eles participaram de uma dinâmica, conduzida pela Ejud-15, na qual simularam participar de julgamentos na condição de advogados.

O diretor da Escola Judicial da 15ª, desembargador João Batista Martins César, recebeu os estudantes no plenário da Corte e discorreu sobre a importância da inclusão social. João Batista falou sobre a essencialidade das cotas para pessoas com deficiência nas empresas e nos órgãos públicos. O magistrado também comentou sobre “a satisfação em ver pessoas com deficiência nos lugares onde vai” e promoveu um bate-papo entre os visitantes, com troca de experiências e perguntas sobre atuações profissionais.

Diálogo com servidor

Os estudantes ainda ouviram o depoimento de Adriano Celestino Ribeiro Basto, primeiro servidor com transtorno do espectro autista a ingressar no TRT-15. Com emoção, Adriano fez um discurso sobre sua trajetória de vida, e também discursou sobre como e quando recebeu o diagnóstico.

O encontro continuou no Cmac, onde os alunos conheceram um pouco da história do Tribunal e do trabalho de preservação da memória do Órgão. 

Após um lanche, a visita prosseguiu com as boas-vindas do vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani. O magistrado discursou sobre a importância da vinda dos alunos ao Regional e deixou as portas abertas para que os alunos retornem em outras oportunidades.

No final, conduzidos pela professora Erika Andrade, os alunos fizeram uma apresentação musical, com manejo de instrumentos, cantos e danças.

Unidade Responsável:
Comunicação Social