TST lança obra coletiva sobre a participação das mulheres na JT na terça, 18/10
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Tereza Aparecida Asta Gemignani é uma das autoras da obra coletiva Mulheres na Justiça do Trabalho: 80 anos em perspectiva, que será lançada na terça-feira, dia 18/10, às 18 horas, no Salão de Recepções do 6º andar do Bloco B do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília (DF). A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, confirmou presença. O livro é assinado ainda pela ministra do TST Morgana Richa, coordenadora do Observatório Excelências Femininas, pela juíza Ana Paula Saladini, titular da Vara do Trabalho de Cambé (PR) e vice-coordenadora da Escola Judicial do TRT da 9ª Região, e pela assessora Adriene Domingues Costa, coordenadora de Pesquisas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
A obra é fruto de estudos sobre gênero nos Tribunais Regionais do Trabalho e foi idealizada pelo Observatório Excelências Femininas, de iniciativa do TST. O grupo, instituído em março deste ano, tem o propósito de inserir um olhar institucional a respeito da participação feminina na Justiça do Trabalho e propiciar reflexões sobre o reconhecimento profissional das magistradas, além de propor ações concretas em prol da equidade de gênero dentro do Poder Judiciário.
Com importantes reflexões sobre gênero e raça no Poder Judiciário brasileiro, o livro traz artigos escritos exclusivamente por mulheres, entre elas a presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Ana Carolina Zaina, a juíza Sandra Mara Flügel Assad, titular da 12ª VT de Curitiba (PR) e gestora regional do Observatório de Excelências Femininas, e a juíza Vanessa Karam de Chueiri Sanches, titular da VT de Marechal Cândido Rondon e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Comissão Anamatra Mulheres.
- 178 visualizações