Webinário sobre exploração sexual infantil vai debater uma das piores formas de trabalho infantil

Webinário sobre exploração sexual infantil vai debater uma das piores formas de trabalho infantil
Conteúdo da Notícia

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), promove, no dia 18 de maio, das 10h ao meio-dia, o webinário “A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes sob a Perspectiva Jurídico Trabalhista: causas e consequências”. 

O evento marca uma das ações da Justiça do Trabalho para o Maio Laranja, que visa mobilizar a sociedade em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cuja data é  18 de maio. As ações têm o objetivo de conscientizar a sociedade sobre uma das piores formas de trabalho infantil: a exploração sexual, e como denunciar. “Devemos nos unir nesta mobilização nacional do Maio Laranja para alertar sobre a necessidade de ações efetivas que visem  assegurar, de forma prioritária, o direito à vida e à saúde das crianças e adolescentes, garantindo sua dignidade e respeito”, salienta a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla.

O presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, desembargador João Batista Martins César, faz um apelo à sociedade. “Dezoito de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, chaga que ainda persiste na sociedade brasileira e, todos os anos, provoca milhares de vítimas. Por isso, é muito importante a conscientização da população brasileira para denunciar esses abusos (Disque 100). Mesmo na dúvida, as pessoas devem denunciar, pois mais de 70% das denúncias são confirmadas. Adira à campanha "Faça bonito", denuncie”.

Programação

O evento terá a participação do coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, ministro Evandro Valadão, que fará a abertura do evento, além da juíza Eliana dos Santos Alves Nogueira, coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) da Justiça do Trabalho de Franca, TRT-15, com a palestra "Marco Legal de Proteção. Intersecção entre o direito do Trabalho e o direito penal. O caso prático da operação Fada Madrinha". A psicóloga e doutora em ciências humanas Ione Aparecida Xavier vai abordar o tema exploração sexual sob a perspectiva psicológica, saúde mental da criança e/ou adolescente.

Confira a programação completa:

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social