Aprendizes do Senac visitam CMAC do TRT-15

Aprendizes do Senac visitam CMAC do TRT-15
Conteúdo da Notícia

26 jovens do Programa Senac de Aprendizagem de Campinas visitaram na manhã desta terça-feira, 4/4, o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A visita, segundo a professora Júlia Ramos Murtinho, que acompanhou os aprendizes, integra as atividades que são oferecidas aos jovens pelo Senac no curso de aprendizagem profissional em comércio de bens, serviços e turismo.  Para a maioria dos jovens foi a primeira oportunidade de conhecer um tribunal e de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o mundo do trabalho.

A secretária de Gestão de Pessoas do TRT-15, Paula Toniatti, afirmou que a visita é um “desdobramento muito positivo da parceria do Senac com o tribunal, que abriu as portas em fevereiro deste ano para 28 jovens aprendizes”. Segundo afirmou, “essa experiência inicial permitiu ao Senac promover encontros de outros aprendizes, como os de hoje, para conhecerem um espaço como o acervo cultural do TRT-15, em que são valorizados principalmente os direitos da cidadania e do trabalhador".


Recepcionados pela servidora Flávia de Matos Rodrigues, historiadora da Seção de Gestão de Arquivo Permanente do CMAC, os aprendizes de 14 a 24 anos passearam por uma hora pelas instalações do centro de memória, onde puderam conhecer mais de perto o acervo de documentos, fotografias, filmes e mobiliário que contam a história do trabalho e dos trabalhadores brasileiros.

Entre os temas abordados pela historiadora, os caminhos da escravidão no país, os movimentos populares no início do século XX, a industrialização, a luta por direitos trabalhistas e a Consolidação das Leis do Trabalho desenharam um painel sobre a Justiça do Trabalho brasileira, mais precisamente no estado de São Paulo, com seus dois tribunais do trabalho, da 2ª e da 15ª Região. De acordo com a servidora Flávia Matos, o acervo do TRT-15 proporciona “importantes reflexões aos jovens sobre seus direitos como cidadãos, com um olhar para o passado que permite questionar e entender o hoje”.

Unidade Responsável:
Comunicação Social