Balcão Visual do TRT-15 vence primeiro prêmio da Justiça do Trabalho Sustentável
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foi o vencedor da primeira edição do Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável” promovido pelo Comitê Gestor da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho (PNRSJT) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O projeto do TRT-15 premiado na categoria dimensão “social” foi o Balcão Visual, ferramenta on-line desenvolvida para o atendimento de pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A entrega do prêmio foi feita nesta terça-feira, 28/11, durante o 8º Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho, realizado em Belém, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA).
ParaTodosVerem: A juíza do TRT-15 Sofia Lima Dutra segurando o prêmio, entre os outros representantes dos demais tribunais premiados em frente ao banner do evento.
A juíza do TRT-15 Sofia Lima Dutra, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, representando o tribunal, participou da solenidade de premiação. Também estiveram presentes os servidores Yury Sampaio Silva, da Coordenadoria de Sustentabilidade Acessibilidade e Integridade, Daniel Filgueira Granato, da Assessoria de Gestão Estratégica, e Danielle Alves Borba, da Divisão de Governança de Contratações e de Obras. Em suas palavras de agradecimento, a juíza Sofia Dutra afirmou ser uma “honra representar o TRT-15 em evento de grande envergadura que é o 8º Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho no recebimento do Prêmio ‘Justiça do Trabalho Sustentável’ pela relevante boa prática em favor da inclusão de pessoas com deficiência que buscam atendimento em nossa jurisdição”.
ParaTodosVerem:Foto da cintura para cima da Dra. Sofia Lima Dutra segurando o prêmio, ladeada pelos servidores Yuri, Daniel e Danielle. Atrás encontra-se o banner do evento.
Além da premiação do TRT-15 na dimensão “social”, com o objetivo de promover a inclusão e integração dentro dos tribunais, bem como melhorar a qualidade de vida dos participantes,outros três projetos foram premiados. Na dimensão “ambiental” (com ênfase no compromisso com a preservação do meio ambiente com ações inovadoras e sustentáveis para proteger a natureza), venceu o projeto do TST “Programa Carbono Neutro”. Na dimensão “econômica”, foi contemplado o projeto do TRT-2 (SP) “Plano de logística sustentável no fluxo de contratações sustentáveis”. Por fim, na dimensão “cultural”, venceu o projeto “Quilombo vai à NASA, do TRT-13 (PB).
Com o tema central "Justiça do Trabalho Sustentável: Identidades, trilhas e horizontes", o encontro deste ano teve como objetivo principal discutir temas socioambientais, compartilhar experiências, incentivar a responsabilidade social e promover reflexões sobre o desenvolvimento sustentável. O reconhecimento de boas práticas já implantadas nos tribunais também busca estimular a atuação de magistrados e servidores dos TRTs em ações voltadas para a sustentabilidade. A expectativa é que as iniciativas premiadas possam ser replicadas e servir como exemplo para os órgãos da Justiça do Trabalho.
- 954 visualizações