Campanha "Apadrinhe uma criança, doando livros" beneficia alunos de escola municipal de Campinas
Alunos da Escola Municipal Professora Clotilde Barraquet Von Zuben de Campinas ganharam mais um reforço para o incentivo à leitura. Cerca de 350 livros foram entregues à instituição na segunda-feira, 5/6, fruto da campanha "Apadrinhe uma criança, doando livros", promovida pela Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (AMATRA XV) e Escola Superior dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região (Esmat-15), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Campinas, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Editora e Livraria Lacier.
Durante o evento, a bibliotecária do NAED, Graziella de Castro Pigozzo, agradeceu as doações e ressaltou que as obras serão protagonistas em projetos, como o Clube de Leitura, Saraus, Roda de Poesia entre outros. Em seguida, a aluna do 9º Ano, Mariane Barbosa, recitou poemas dos autores brasileiros Manuel Bandeira e Mário Quintana.
A desembargadora do TRT-15 Tereza Aparecida Asta Gemignani, diretora cultural e de cidadania do biênio 2021/2023 da AMATRA XV e idealizadora da campanha, falou de como surgiu o projeto, de suas experiências enquanto estudante e da importância do hábito da leitura. “Devo tudo aos livros. Só consegui comprar o primeiro depois que me formei, antes não era possível economicamente. Só tive acesso graças às bibliotecárias que, muitas vezes, me emprestavam os livros na sexta-feira e eu os devolvia na segunda-feira, de manhã, antes de ir para o trabalho. Por isso, acho importante estimular nossas crianças, jovens e adultos”, ressaltou. Para a magistrada, o Brasil ainda é carente em projetos de estímulo à leitura “e, agora, com as ferramentas digitais mais ainda”. Segundo ela, com o hábito da leitura se forma bons cidadãos, bons profissionais e pessoas mais felizes, porque ler é também prazer”.
A Presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, salientou que a advocacia também engloba as atividades voltadas à cidadania e não apenas com os processos judiciais. “Muito feliz em participar desse projeto”.
O secretário municipal de Educação de Campinas, professor José Tadeu Jorge, agradeceu as doações e afirmou que está pronto para a próxima edição da campanha, a fim de que mais pessoas sejam alcançadas. “Os alunos podem servir de divulgadores do hábito da leitura no ambiente familiar, na rua, no bairro. Com isso todos ganham”.
Também estiveram presentes no evento, o diretor da escola, professor Marcius Lepick, a supervisora Taís Penteado, as orientadoras pedagógicas Bárbara dos Santos e Daniela Arco e Flexa Hornich e os professores participantes do “Hora Projeto”, Carina Rosa Domingues e Amarildo Gomes da Silva. A iniciativa contou ainda com o apoio do Fórum Trabalhista de Campinas.
- 261 visualizações