Corregedoria avalia o primeiro ano de implantação do Especializa & Equaliza no Fórum de Rio Preto

Corregedoria avalia o primeiro ano de implantação do Especializa & Equaliza no Fórum de Rio Preto
Conteúdo da Notícia

Após um ano de implantação do Projeto Especializa & Equaliza, foi realizada na quinta-feira,  10/08,  uma reunião de avaliação na Secretaria Conjunta de São José do Rio Preto-Votuporanga com a participação da corregedora regional, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, do juiz auxiliar da 1ª Vara, Marcel de Ávila Soares Marques,  da juíza titular da Vara do Trabalho de Jales, Conceição Aparecida Rocha de Petribu Faria, do  secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato e do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), Ivan Bagini, além dos macrogestores das demais Secretarias Conjuntas, servidores do Fórum, servidores das Varas do Trabalho de Votuporanga e Jales e representantes da OAB local. Nesse mesmo evento foi formalizada a adesão da Vara do Trabalho de Jales à Secretaria Conjunta de São José do Rio Preto-Votuporanga. 

A desembargadora Rita Penkal cumprimentou a todos e externou a sua satisfação com a concretização do projeto, destacando a autoria do Especializa & Equaliza.“O projeto está sendo construído pelos próprios juízes, servidores e advogados, pois compreendem o problema estrutural do tribunal”. A corregedora informou, ainda, que o projeto está concorrendo ao Prêmio Innovare e agradeceu, em nome do Tribunal, todo o esforço empreendido pelas equipes de trabalho. 

O juiz Marcel Marques ressaltou que “o início do projeto decorreu da necessidade de aumentar a celeridade e efetividade na prestação jurisdicional, tendo sido necessário coragem para enfrentar todos os desafios”. Falou diretamente aos advogados, abordando desafios ainda presentes nas fases de liquidação e execução.  Cumprimentou a equipe da Vara do Trabalho de Jales e disse esperar união, parceria e solução conjunta para eventuais problemas que vierem a surgir, ressaltando que a  qualidade de vida dos servidores também foi um dos objetivos do projeto. 

Já a juíza Conceição Faria disse acreditar que a adesão da Vara do Trabalho de Jales ao projeto contribuirá para a difusão de novas práticas. “Essa é a  forma mais adequada de enfrentar o déficit de servidores e a realização desse encontro em conjunto humaniza o projeto e o torna mais concreto”, ressaltou. Representando a OAB local, o advogado Davi Quintiliano parabenizou o projeto, destacando a cordialidade e o comprometimento dos servidores, por outro lado, o advogado Paulo Cesar Baria de Castilho  agradeceu a oportunidade de ser ouvido pela Corregedoria e disse que a advocacia está junto para fazer o projeto dar certo.

Vlademir Suato agradeceu à corregedora por sustentar o projeto e também ao juiz Marcel e à macrogestora Regina Tabarini por fazerem o  Especializa & Equaliza acontecer, enfatizando ainda que os bons resultados em São José do Rio Preto decorrem de empenho e esforços gerais.  A macrogestora Regina Tabarini efetuou a apresentação dos servidores da Vara do Trabalho de Jales para o grupo e ressaltou o impacto positivo da incorporação da unidade ao projeto, apontando dados técnicos que demonstraram maior equalização da força de trabalho.    

O diretor da unidade, Rogério Alessandro Chaves, demonstrou entusiasmo com a adesão ao Especializa & Equaliza, a despeito dos desafios representados pelos novos procedimentos. A reunião contou ainda com depoimentos dos macrogestores e assessores das demais Secretarias Conjuntas que discorreram sobre suas experiências. Apesar de dificuldades pontuais observadas na implantação das Secretarias Conjuntas, não desejam o  retorno ao formato de trabalho anterior, destacando ganhos no engajamento e comprometimento das equipes e incremento na tramitação de processos mais antigos. Ressaltaram ainda que mais resultados serão observados a médio prazo. Por sua vez, Ivan Bagini elogiou a reunião, bem como os depoimentos dos demais macrogestores, enfatizando que o sindicato acompanhará constantemente os efeitos da implantação do projeto.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social