Corregedoria Regional do TRT-15 recebe o Prêmio Corregedoria Ética do CNJ
A Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu nesta quinta-feira, 14/12, durante o 8º Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), o Prêmio Corregedoria Ética - modalidade Desempenho, concedido pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão alcançou os melhores resultados da média dos indicadores de cumprimento das Metas Nacionais das Corregedorias, apuradas até junho de 2023. Apenas outras três Corregedorias do segmento da Justiça do Trabalho foram premiadas, as do TRT-8 (AP/PA), do TRT-14(RO/AC) e do TRT-19 (AL).
#ParaTodosVerem: 5 autoridades, de pé, no CNJ, posando para a foto à frente da bancada.
#ParaTodosVerem: foto com o juiz Wellington, com o prêmio às mãos, juntamente com o secretário da Corregedoria, Vlademir,
O juiz auxiliar da Vice-Corregedoria Regional Wellington Cesar Paterlini recebeu o troféu em nome do TRT-15. O magistrado parabenizou a Corregedoria, destacando a eficiência da gestão dos desembargadores Rita Penkal e Manoel Carlos de Toledo Filho (vice-corregedor), e do trabalho de todos os servidores. “Este prêmio representa o merecido reconhecimento a uma equipe empenhada, competente, coesa e bem gerida”, afirmou. O evento ocorreu no auditório do CNJ, em Brasília (DF). Também esteve presente o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato.
A Corregedoria do TRT-15 se destacou no cumprimento da Meta 1 (baixar quantidade maior de procedimentos disciplinares do que os distribuídos no ano corrente); da Meta 2 (decidir 100% dos procedimentos disciplinares em curso, que foram distribuídos até 31/8/2021); e da Meta 3 (decidir 80% dos procedimentos disciplinares no prazo de 140 dias a partir da distribuição). "Esta é uma oportunidade valiosa para mostrar que, da mesma forma que a 1ª ou 2ª instância têm metas de desempenho - que, no caso do primeiro grau, são regularmente fiscalizadas por nós - as Corregedorias de todos os Tribunais e ramos da Justiça também são monitoradas em seus desempenhos”, assinalou a corregedora regional do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza.
Para a magistrada, a premiação representa o reconhecimento dos esforços empreendidos nesta gestão, visando um melhor entendimento da realidade da primeira instância e uma maior proximidade, melhorando também os procedimentos internos. “Considero que a Corregedoria está cumprindo não apenas suas metas, mas, principalmente, a missão do órgão”, disse.
O presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, recebeu com alegria a notícia da premiação. “A Corregedoria desenvolve um exímio trabalho no primeiro grau, buscando o aprimoramento da prestação jurisdicional por meio da análise e fiscalização dos procedimentos e atendimento aos normativos. Parabenizo toda a equipe coordenada pelos desembargadores Rita Penkal e Manoel Carlos”.
#ParaTodosVerem: foto com as autoridades à mesa, contando com a presença. ao centro da mesa, do corregedor nacional da Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. À frente da imagem, consta a presença de diversas pessoas na plateia, retratadas de costas.
Esta foi a primeira edição do Prêmio Corregedoria Ética e contou com a participação do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. Criado pela Corregedoria Nacional de Justiça por meio do Provimento nº 154/2023, o reconhecimento será concedido uma vez por ano para incentivar o alcance das metas nacionais e das diretrizes estratégicas das corregedorias, formuladas desde 2015, em parceria com as Corregedorias-Gerais de Justiça. Estão alinhadas à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, instituída pelo CNJ, e concretizam objetivos comuns para a atividade correicional dos tribunais, visando aperfeiçoar a atividade jurisdicional e das serventias extrajudiciais. Além da modalidade Desempenho, também foram premiadas Corregedorias Regionais na Categoria Boas Práticas.
- 451 visualizações