Correição no Fórum Trabalhista de Jundiaí aponta melhorias após implantação da Secretaria Conjunta
Nos dias 11, 12 e 13/7, foi realizada a correição ordinária no Fórum Trabalhista de Jundiaí, a primeira em uma Secretaria Conjunta de Varas do Trabalho, implantada a partir do Projeto Especializa & Equaliza. Com base nos indicadores do IGest, a Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região averiguou o desempenho individualizado das Varas no Fórum, constatando variações favoráveis desde a última correição, realizada em maio do ano passado.
Considerando que a Secretaria Conjunta consiste na unificação da estrutura organizacional e de pessoal das secretarias das unidades judiciárias, a Corregedoria identificou uma evolução do plano de trabalho do Fórum. “As equipes estão realizando as adaptações necessárias de forma exitosa. Também indicamos os aspectos que ainda necessitam da maior atenção dos gestores nesta nova organização”, ressalta a corregedora regional do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza.
Foram apontados ainda os dados relativos à estrutura das Varas do Trabalho, com seus respectivos juízes titulares, substitutos e auxiliares, assim como os gabinetes e salas de audiências.
No encerramento dos trabalhos correicionais, a desembargadora Rita Penkal se reuniu com os magistrados e servidores para apresentar os resultados positivos já obtidos em curto prazo, uma vez que a adesão do Fórum Trabalhista de Jundiaí ao projeto Especializa & Equaliza ocorreu no final de janeiro de 2023. “ Além desses resultados objetivos, percebemos também um clima positivo no ambiente de trabalho. Foram colhidas manifestações da equipe no sentido de que a transformação da estrutura organizacional já trouxe benefícios com relação ao relacionamento interpessoal, que se ampliou e permitiu a interação de magistrados e servidores de todas as varas, demonstrando o alto índice de comprometimento e engajamento com a prestação do serviço público”, complementa a corregedora.
Especializa & Equaliza
O Projeto Especializa & Equaliza visa especializar a mão de obra por fases processuais para reduzir o volume de serviço de cada servidor e aumentar o grau de expertise, equalizando o trabalho das Secretarias, que são divididas em equipes de servidores agrupados por especialidades – conhecimento, liquidação e execução, buscando a celeridade processual.
Implantado de forma gradativa na primeira instância da 15ª pela Corregedoria Regional, o projeto utiliza o conceito de secretaria conjunta, autorizado pela Resolução 296 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e busca equilibrar o desempenho das unidades de um mesmo fórum ou região geográfica, além de tentar compensar a escassez histórica de servidores do Regional.
- 1077 visualizações