Desembargadora do TRT-15 Antonia Pestana é eleita presidente do Coleouv para gestão 2023-2024
A ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Antonia Regina Tancini Pestana, foi eleita presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) para a gestão de 2023/2024. Também foram eleitos, como vice-presidente, o desembargador Marcello Maciel Mancilha, do TRT-17 (ES), e como secretário, o desembargador Jorge Orlando Sereno Ramos, do TRT-1 (RJ). A eleição foi feita por aclamação nesta terça-feira, 14/11, durante a 37ª reunião do Coleouv, realizada no TRT-15, em Campinas.
#ParaTodosVerem: os desembargadores eleitos para o Coleouv, posando para a foto
A nova presidente do Coleouv afirmou estar ciente da responsabilidade da instituição “na promoção da Justiça e na busca pela eficiência e efetividade do sistema judicial”, e ressaltou a importância da ouvidoria, segundo ela, uma “ponte entre a sociedade e a Justiça do Trabalho, com a missão de colaborar para que os valores de transparência, imparcialidade, moralidade e Justiça sejam mantidos como pilares fundamentais das instituições que integramos”.
A presidente reafirmou também o compromisso de “trabalhar em estreita colaboração com os colegas ouvidores de diferentes tribunais para a troca de boas práticas e o aprimoramento contínuo das atividades”.
A magistrada ressaltou, por fim, que é responsável pela quarta gestão do Coleouv presidida por desembargadores do TRT-15, e que sua atuação deverá se apoiar nas conquistas alcançadas pelos magistrados José Otávio de Souza Ferreira, presidente por duas vezes do Coleouv, e que desempenhou papel fundamental na instituição do Grupo Técnico que culminou no desenvolvimento do Sistema Integrado de Ouvidores da Justiça do Trabalho, e do desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, que “contribuiu de forma determinante, junto ao CNJ, para a revisão dos parâmetros de estruturação das ouvidorias judiciais em todo o país”.
#ParaTodosVerem: os três desembargadores eleitos para o Coleouv sentados à mesa
O vice-presidente eleito, desembargador Marcello Mancilha, agradeceu pela confiança de seus colegas ouvidores na escolha de seu nome para compor a nova diretoria do Coleouv e ressaltou o papel fundamental da instituição “não só de ouvir, mas de fortalecer e engrandecer a Justiça do Trabalho”.
O secretário eleito, desembargador Jorge Ramos, lembrou que o momento é de grandes desafios para a Justiça do Trabalho, quando “setores organizados pretendem esvaziar nossa competência”, e salientou que as ouvidorias, como importantes instrumentos de luta, se tornam uma verdadeira “força catalisadora”.
Programação do segundo dia
A palestra conduzida pela ouvidora da Mulher do Superior Tribunal Militar, Mariana Queiroz Aquino, com o tema “O acolhimento da ouvidoria em casos de assédio”, abriu os trabalhos do segundo dia da 37ª Reunião do Coleouv, em Campinas. Atuou como mediadora desse primeiro quadro a desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni, ouvidora do TJSP.
#ParaTodosVerem: desembargadora ouvidora do TJ/SP e ouvidora do STM sentadas à mesa
No período da tarde, com mediação do desembargador do TRT-11(AM/RR) David Alves de Mello Junior, o professor Walter Aranha Capanema falou sobre “Inteligência artificial no Judiciário Trabalhista”.
#ParaTodosVerem: professor Walter Aranha sentado à mesa, ao lado do desembargador do TRT-11
Confira fotos da 37ª Reunião do Coleouv
- 800 visualizações