Escuta Qualificada de Vítimas de Tráfico de Pessoas é tema de oficina na EJud-15

Escuta Qualificada de Vítimas de Tráfico de Pessoas é tema de oficina na EJud-15
Conteúdo da Notícia

Na terça-feira, 10/10, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promoveu a Oficina “Protocolo de Escuta Qualificada de Vítimas de Tráfico de Pessoas”. O treinamento foi direcionado a magistrados e servidores do TRT-15, magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, além de procuradores do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho.

#ParaTodosVerem  a palestrante de pé, com o microfone

#ParaTodosVerem  desembargador de pé, com o microfone, discursando

A atividade, que contou com o financiamento do fundo da Organização Internacional das Migrações (OIM), foi aberta pelo vice-diretor da EJud-15, desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, responsável por dar as boas-vindas aos participantes e apresentar a expositora Ludmila Ribeiro Paiva, consultora da OIM especializada no tema tráfico de pessoas. 

#ParaTodosVerem foto lateral, da palestrante, em uma sala, com 18 pessoas integrando a plateia

Ao longo do treinamento, foram abordados os conceitos básicos, os dados globais e a legislação nacional e internacional envolvendo a temática. Os detalhes do Protocolo de Escuta Qualificada de Vítimas de Tráfico de Pessoas, estabelecido pela OIM, e os critérios de identificação dos grupos vulneráveis e mais propensos a serem vítimas desse crime também foram analisados pela facilitadora. No período da tarde, os inscritos participaram de simulações de escuta qualificada, para colocar em prática o conhecimento teórico abordado no curso.

Por meio de conteúdo teórico e prático, a oficina possibilitou aos participantes a análise das estratégias e abordagens mais eficazes no enfretamento ao tráfico de pessoas, além da utilização das orientações recebidas para a realização de uma escuta qualificada das vítimas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social