Especializa & Equaliza é implantado pelo TRT de Pernambuco, com participação da corregedora Rita Penkal 

Especializa & Equaliza é implantado pelo TRT de Pernambuco, com participação da corregedora Rita Penkal 
Conteúdo da Notícia

O projeto Especializa & Equaliza, idealizado pela Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e implantado gradativamente na jurisdição, inspirou o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) a adotar iniciativa semelhante, baseada na criação de secretarias conjuntas nas Varas do Trabalho.  Pensando na otimização dos resultados da área-fim, o TRT-6 deu início à implantação do projeto nesta quarta-feira, 20/9, tendo como piloto o Fórum Trabalhista de Caruaru, no Agreste pernambucano. O evento foi prestigiado pela corregedora regional do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e pelo servidor Vlademir Nei Suato, secretário da Corregedoria.

Em junho deste ano, uma comitiva de Pernambuco visitou o TRT-15 em Campinas para verificar os dados, a rotina de trabalho e conversar com os servidores e servidoras que atuam no "Especializa e Equaliza". Durante a solenidade a desembargadora Rita Penkal demonstrou entusiasmo por ver o compartilhamento de iniciativas inovadoras entre os Regionais. "É disso que o Judiciário precisa. Todos juntos para que tenhamos sempre um serviço cada vez melhor para a população". 

 

Na prática, as três Varas do Trabalho de Caruaru passaram a funcionar com uma secretaria única, de forma que os servidores e as atividades desempenhadas por eles serão compartilhadas. O andamento processual será dividido por etapas entre as servidoras e os servidores lotados na Secretaria Conjunta, que vão trabalhar de maneira especializada. A adoção do modelo da Justiça do Trabalho pernambucana tem a participação de equipes da área judiciária, da Presidência, da Corregedoria e da Secretaria de Gestão de Pessoas. 

Após a primeira unidade receber a novidade, um acompanhamento criterioso dos resultados será realizado para definir se outros Fóruns podem ser beneficiados. Para a presidente do Regional, desembargadora Nise Pedroso, "as expectativas são as melhores, visto que a iniciativa promete otimizar o modelo de gestão de fluxo das secretarias. Vamos contar com a colaboração de todos os envolvidos, para que o projeto se consolide e, talvez, até seja levado para outras unidades", comentou.  

Com informações de Maria Eduarda Vaz (TRT-6)
Fotos: Helen Moreira (TRT-6)

Unidade Responsável:
Comunicação Social