Estudantes de Direito visitam sede judicial do TRT-15

Estudantes de Direito visitam sede judicial do TRT-15
Conteúdo da Notícia

56 estudantes de Direito tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na última quarta-feira, 22/3. O grupo, composto por alunos da Faculdade Anhanguera, de Santa Bárbara d’Oeste, e do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, de Hortolândia, visitou o Plenário da instituição, o Centro de Memória e a Escola Judicial.

No Plenário Ministro Coqueijo Costa, os estudantes foram fotografados com a beca tradicionalmente utilizada nas sessões de julgamento. Acompanhados pelos professores Aklla Guimarães Salles (Faculdade Anhanguera) e Nicolas Madeira (UNASP), os visitantes foram recepcionados pelo presidente do Tribunal, desembargador Samuel Hugo Lima, e pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Carlos Alberto Bosco. 

“Nosso objetivo ao trazê-los aqui é auxiliar na formação das melhores cabeças para o futuro”, destacou o presidente do Tribunal ao dar as boas-vindas aos alunos. 

O desembargador Carlos Alberto Bosco registrou seu “recado de incentivo” aos visitantes, “responsáveis pela conquista, pelo futuro e pelo bom debate”. O presidente da Ejud-15 fez  uma breve exposição sobre os objetivos da Escola Judicial e sobre a competência e composição do Plenário e órgãos fracionários do Tribunal. 

Ainda no Plenário, o desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes discorreu sobre a competência inaugural da 3ª Seção Dissídios Individuais, contextualizando os alunos sobre a sessão de julgamento que acompanhariam. O desembargador destacou que o operador do Direito deve sempre “atuar com zelo e buscar o conhecimento mais aprofundado”. 

Antes da abertura da sessão, o presidente da SDI-3, desembargador Edmundo Fraga Lopes, explicou aos estudantes a competência territorial do TRT-15 e destacou o alto índice de produtividade alcançado pela Corte. “Encantem-se pelo Direito”, convidou o desembargador, ao mencionar que “o Direito do Trabalho garante o equilíbrio entre capital e trabalho”. Na sequência, os alunos acompanharam parte da sessão de julgamento.

A atividade contemplou, ainda, uma visita guiada ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal, espaço que guarda parte da história da Justiça do Trabalho e do TRT-15. Os visitantes conheceram alguns casos emblemáticos julgados pela Corte e tiveram acesso a documentos e obras que representam a história do trabalho humano e do surgimento e consolidação dos direitos dos trabalhadores.

Por fim, os visitantes conheceram o auditório da Escola Judicial, onde foram recebidos pelo desembargador Fábio Bueno de Aguiar, que lhes contou sobre suas vivências na advocacia e como desembargador no TRT-15. O desembargador ainda deu uma aula sobre sustentação oral e respondeu as dúvidas dos alunos.

A visita foi finalizada com a tradicional foto do grupo em frente ao prédio do Tribunal.

“Estou encantada com o Tribunal e com a recepção dos desembargadores. A palavra deles é muito animadora pra quem está dando os primeiros passos na carreira”, declarou a estudante Ana Paula Leite, aluna do 3º ano do curso de Direito da UNASP.

Unidade Responsável:
Comunicação Social