Estudantes de Itararé e de Campo Limpo Paulista visitam sede judicial do TRT-15
Na quarta-feira, 28/6, um grupo formado por estudantes de curso de Direito do Centro Universitário Unifaccamp, de Campo Limpo Paulista, e por alunos do curso técnico de serviços jurídicos da Escola Técnica Estadual – Centro Paula Souza, de Itararé, estiveram em Campinas para visitar a sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Os visitantes foram acompanhados pelas professoras Antônia Maria de Farias e Glyss Santos, da Unifaccamp, e pelos professores Herega Casagrande e Leandro Pacheco Borges da ETEC.
Na chegada, o grupo posou para foto na fachada do prédio e seguiu para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado no 3º andar do prédio, onde os alunos foram fotografados com a beca utilizada nas sustentações orais e assistiram ao vídeo institucional produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-15.
A mensagem de acolhimento ficou a cargo do diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Carlos Alberto Bosco, que agradeceu a iniciativa dos professores de trazer os alunos para conhecerem a Justiça do Trabalho. “Esses estudantes representam o futuro, queremos deixar para eles a mensagem de que sempre há campo e espaço para todos”, destacou.
Ainda no Plenário da Corte, o vice-diretor da EJud-15, desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, deu uma aula sobre a constituição do TRT-15, sua jurisdição e atribuição de seus órgãos. O magistrado dissertou especialmente sobre a competência da Terceira Seção de Dissídios Individuais, da qual os alunos acompanharam a sessão de julgamento.
Na sequência, a atividade contou com uma visitação guiada ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC), espaço constituído a partir do arquivo permanente do Tribunal, que por meio de documentos, mobiliários e obras de arte conta a história da instituição e da luta da classe trabalhadora. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de apreciar a exposição “Lei Eloy Chaves sob a ótica dos processos dos ferroviários do acervo do TRT-15”, em cartaz no CMAC.
Finalmente, o grupo foi conduzido ao auditório da Escola Judicial, onde o desembargador José Carlos Abile os recebeu e compartilhou parte da história de sua vida e de sua trajetória na Justiça do Trabalho, contando casos marcantes e pitorescos que julgou ao longo da carreira.
As estudantes da ETEC de Itararé, Jennifer Rabelo e Amanda Raiman, ficaram impressionadas com a diversidade de espaços e funções existentes no Tribunal. “Todos foram muito simpáticos e o ambiente é bem mais acolhedor do que imaginávamos, foi uma experiência muito boa”, declararam.
Acesse as fotos da visita aqui.
- 350 visualizações