Estudantes de Ribeirão Preto e Jundiaí visitam sede judicial do TRT-15

Estudantes de Ribeirão Preto e Jundiaí visitam sede judicial do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Alunos do curso de Direito das Universidades Barão de Mauá e Estácio de Sá, de Ribeirão Preto, e da Faculdade de Direito Padre Anchieta, de Jundiaí, estiveram na cidade de Campinas na última quarta-feira, 10/05, para visitar a sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Os 75 visitantes foram acompanhados pela juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, que é professora nas Universidades Barão de Mauá e Estácio de Sá, e pelos professores Marcos Gimenez (Estácio de Sá) e Ricardo Russo (UniAnchieta).

Na chegada, o grupo posou para a tradicional foto na fachada do prédio e foi encaminhado para o Plenário da Corte, localizado no 3º andar do edifício, onde os estudantes foram fotografados com a beca utilizada nas sessões de julgamento. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional do TRT-15, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal.

Ainda no Plenário, os visitantes receberam as boas-vindas do presidente da Corte, Samuel Hugo Lima, que externou seu desejo de “atrair sempre os melhores para a Justiça do Trabalho”. Após, o desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, vice-diretor da Escola Judicial, falou aos estudantes sobre a criação do TRT-15, sua jurisdição, competência e atuação do Tribunal Pleno e órgãos fracionários.

O presidente, por delegação, da Seção de Dissídios Coletivos, desembargador João Alberto Alves Machado, discorreu sobre poder normativo judicial e também explicou a tramitação dos processos na segunda instância, orientando os alunos sobre a sessão de julgamento da SDC, a que assistiram na sequência.

A atividade também incluiu um tour guiado ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura, espaço criado em 2004 e localizado no 4º andar da sede judicial. O CMAC é resultado do arquivo permanente do Tribunal e conta a história da Justiça do Trabalho e do trabalho humano, através de documentos, fotografias e obras de arte. 

Os estudantes também conheceram o auditório da Escola Judicial do TRT-15, onde foram recepcionados pelo desembargador Hélcio Dantas Lobo Júnior, que lhes contou parte de sua trajetória no Tribunal, como membro oriundo da advocacia, pelo quinto constitucional. 

A visita terminou no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Cejusc, que foi apresentado pela juíza Dora Rossi Goes Sanches, responsável pela conciliação e Mediação no 2º Grau.

Visitação ao Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto


Na mesma semana em que conheceram a sede judicial do TRT-15, os estudantes da Universidade Estácio de Sá visitaram, também, o Fórum da Justiça do Trabalho da cidade de Ribeirão Preto. 

“Foi uma demonstração de como funciona o Cejusc de primeira instância, do seu relevante papel na solução de conflitos trabalhistas na região”, pontuou a professora Márcia Cristina Sampaio Mendes, juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e organizadora da visita.

A atividade aconteceu na segunda-feira, 8/5, e contou com a simulação de audiências de tentativas de conciliação, com os alunos atuando como partes e procuradores de um processo fictício.

Unidade Responsável:
Comunicação Social