Evolução da plataforma Wiki-JT é tema de reunião telepresencial

Evolução da plataforma Wiki-JT é tema de reunião telepresencial
Conteúdo da Notícia

Na última segunda-feira, 27/11, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Ana Paula Pellegrina Lockmann, conduziu a reunião telepresencial realizada para tratar dos assuntos mais recentes relacionados à evolução da plataforma Wiki-JT. Participaram da reunião a juíza Lúcia Zimmermann, gerente de regras de negócios das fases processuais da Wiki-JT, e a juíza Daniela Macia Ferraz Giannini, auxiliar da Presidência, além de servidores do TRT-15 e de diversos tribunais regionais envolvidos com o projeto. 

ParaTodosVerem: Foto de uma tela de computador com imagens de participantes em uma reunião telepresencial.

Ao apresentar as informações atualizadas sobre as atividades de manutenção da plataforma, a desembargadora Ana Paula Lockmann, coordenadora nacional do Projeto Wiki-JT, destacou a contante evolução da ferramenta, “graças ao empenho de magistrados e servidores dos 24 Tribunais Regionais, que mantêm o caráter colaborativo nas atualizações de conteúdo”. A magistrada deu destaque, também, ao “fundamental apoio da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e das Corregedorias Regionais”.

 

ParaTodosVerem: Foto da Dra. Ana Paula Pellegrina Lockmann conduzindo a reunião telepresencial sobre a  plataforma Wiki-JT

O secretário-geral judiciário do TRT-15 e coordenador da Wiki-2G, Paulo Eduardo de Almeida, apresentou a situação atual do projeto no 2º grau, informando que já foi realizado o mapeamento do fluxo recursal no segundo grau e mais de 90% das informações constam na plataforma. Ao destacar a adesão de 22 tribunais regionais e o apoio da Corregedoria Geral, o coordenador do Wiki-2G, afirmou que a “ferramenta tem em sua essência a colaboração, o que demonstra a unidade da Justiça do Trabalho, por meio da participação efetiva dos colegas de todos os regionais”.

A apresentação de uma visão sistêmica das atualizações feitas na ferramenta ao longo do ano de 2023 ficou a cargo do secretário da Corregedoria Regional da 15ª, Vlademir Nei Suato, que apontou a inclusão do Igest na página do Wiki como a grande novidade, tanto para o primeiro, quanto para o segundo grau. Para Vlademir, o grande desafio para as próximas fases “é tornar a ferramenta mais popular, por meio de estratégias de marketing e da facilitação do acesso, a fim de dar uma resposta mais rápida ao cidadão”. 

Projeto Wiki

Idealizado pela Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o Projeto Wiki foi apresentado ao Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em 2017 e encampado em âmbito nacional no ano seguinte pela CGJT. O TRT-15 é responsável pelo grupo técnico de criação, atualização e manutenção da plataforma tanto no primeiro quanto no segundo grau de jurisdição. 

Assim como já ocorre no primeiro grau de jurisdição, a Wiki-2G centralizará na internet os principais conteúdos relativos às normas institucionais e aos procedimentos comuns nos Regionais, buscando facilitar e otimizar as rotinas de trabalho na segunda instância. 

O projeto Wiki é inspirado na enciclopédia colaborativa “wikipédia”, criada a partir de software livre, de código aberto e hospedada na internet. Com base no mesmo princípio, a Wiki de primeiro e segundo graus também é elaborada de forma colaborativa pelos Regionais e reúne em um só lugar todos os procedimentos do fluxo processual, constituindo uma importante fonte de dados sobre o fluxo das ações trabalhistas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social