Exposição sobre trabalho infantil tem início nesta quarta-feira (4/10), no Prudenshopping

Exposição sobre trabalho infantil tem início nesta quarta-feira (4/10), no Prudenshopping
Conteúdo da Notícia

No mês em que se comemora o Dia da Criança, uma parceria do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente (FPETI-PPR) com o Prudenshopping levará para o oeste paulista a exposição "Um mundo sem trabalho infantil", que retrata as piores formas de exploração ilegal da mão de obra de crianças e adolescentes. Localizada próxima à entrada do Carrefour, dentro do Prudenshopping, a mostra tem início nesta quarta-feira (4/10), em alusão ao Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro, e permanecerá à disposição do público, de forma gratuita, até o dia 31 de outubro. 

#ParaTodosVerem: ambiente da exposição. À esquerda, um totem vertical em acrílico traz o cartaz da mostra com o símbolo do cata-vento e os dizeres: Erradicação do Trabalho Infantil - Exposição Fotográfica e logo abaixo um círculo vermelho e branco (de proibido) com uma marionete em preto, em volta do círculo, a frase: a infância vale mais que um trocado, não colabore com o trabalho infantil. À direita da foto, em perspectiva, seis painéis da exposição podem ser vistos. 

Realizada pela primeira vez em 2016, na sede do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, a exposição integrava o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Agora, a iniciativa abrange as ações do FPETI-PPR, que tem como integrantes a Justiça do Trabalho, por meio do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) de Presidente Prudente, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Secretaria de Assistência Social do Município de Presidente Prudente, a OAB subseção de Presidente Prudente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, os dois Conselhos Tutelares, Conselho Intersindical de Presidente Prudente, Entidades de Aprendizagem Profissional, dentre outros participantes.

“Parceiras dessa natureza são de suma importância para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar o trabalho infantil, que aprisiona e mantém milhares de famílias na pobreza, transmitindo essa odiosa herança para as futuras gerações”, reforça o juiz Mouzart Luís Silva Brenes, coordenador do Jeia de Presidente Prudente. 

O objetivo da mostra é conscientizar a sociedade de que é preciso exigir respeito aos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, conforme estabelece a legislação brasileira, sobretudo a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Na mostra, documentos históricos, fotografias e cópias de peças processuais retratam como ainda hoje, no Brasil, quase 2 milhões de crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos são submetidos a expedientes extenuantes, muitas vezes nas piores formas de trabalho infantil, em carvoarias, lixões, empregos domésticos e outras formas de exploração. 

O problema, entretanto, vai muito além de trabalhos perigosos e insalubres, incluindo atividades criminosas como escravidão, abuso sexual e prostituição infantil, como a exposição também revela. O público poderá, ainda, conhecer o que está sendo feito na luta pela erradicação do trabalho infantil.

Visualmente, a mostra é dominada por 21 painéis, com destaque para o maior deles, de 10 m X 1,8 m, traçando uma "linha do tempo" do trabalho infantil no país – completam o acervo outros dois de 2,1 m X 2,1 m e dezoito de 2,1 m X 0,9 m.

 
Serviço:

Exposição "Um mundo sem trabalho infantil"
Prudenshopping - Avenida Manoel Goulart, 2400, Jardim das Rosas 
De 04 a 31 de outubro, durante o funcionamento do shopping

Unidade Responsável:
Comunicação Social