IGest 2022: VT de Fernandópolis alcança o 3º lugar entre as melhores unidades da JT

IGest 2022: VT de Fernandópolis alcança o 3º lugar entre as melhores unidades da JT
Conteúdo da Notícia

Em uma classificação inédita entre as unidades judiciárias do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, a Vara do Trabalho de Fernandópolis, localizada a 462 km de Campinas, na circunscrição de São José do Rio Preto, se destacou no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) de 2022, ocupando o terceiro lugar no ranking das melhores unidades judiciárias do país. O resultado do relatório do IGest de 2022 foi divulgado no último dia 25/4, utilizando como referência o período de 1/1/2022 a 31/12/2022 e apresentando a classificação de 1.569 unidades jurisdicionais de primeira instância dos 24 TRTs. A Vara do Trabalho de Fernandópolis também figurou, nos últimos 14 meses consecutivos, em 1º lugar no índice IGest/e-SinCor do TRT-15.

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3ª e da 15ª Regiões, bem como de estudos realizados pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país. 

O IGest é uma ferramenta que reflete o desempenho de todas as Varas do Trabalho do Brasil, por ordem de melhor atuação. A ferramenta congrega um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores Acervo, Celeridade, Produtividade, Taxa de Congestionamento e Força de Trabalho, bem como utiliza 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis, utilizando-se os dados oficiais do Sistema e-Gestão.

Para o juiz Alessandro Tristão, titular da Vara do Trabalho de Fernandópolis, o resultado é fruto de um trabalho conjunto e comprometido de todos os servidores que atuam na unidade jurisdicional, capitaneados pelo diretor Claudenir Lodeti, bem como da sintonia de encaminhamentos na gestão interna, compartilhada com o juiz substituto fixado na unidade, Renato Ferreira Franco.  “Em 2022 procuramos consolidar todas as excelentes práticas e experiências advindas das adaptações nas rotinas de trabalho que foram necessárias para a continuidade da prestação jurisdicional durante as restrições da pandemia. O antigo paradigma do foco em melhoria das rotinas voltadas ao atendimento presencial sucumbiu ante a realidade das demandas dos advogados e jurisdicionados pelo integral acesso à justiça de forma remota e sem deslocamentos. Reputamos que o resultado alcançado, em grande medida, pode ser creditado a essa percepção e adequação de toda a equipe a um novo paradigma que se impõe por força da sociedade”, afirmou o juiz Alessandro Tristão.

Unidade Responsável:
Comunicação Social