Justiça do Trabalho de Assis e OAB local promovem 1ª Corrida Jurídica contra o Trabalho Infantil

Justiça do Trabalho de Assis e OAB local promovem 1ª Corrida Jurídica contra o Trabalho Infantil
Conteúdo da Notícia

A Justiça do Trabalho de Assis e a 27ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o apoio do Juizado Especial da Infância e da Adolescência de Presidente Prudente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Jeia), se uniram em uma ação solidária e de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil, que tem ainda como objetivo integrar as carreiras jurídicas. Trata-se da 1ª Corrida Jurídica contra o Trabalho Infantil, marcada para o dia 15/10 no município, que arrecadará alimentos não perecíveis e verba para aquisição de uma cadeira de rodas destinada à estudante de Direito, Nayara Caroline de Carvalho Romão, que era estagiária na 2ª Vara do Trabalho.

Nayara teve paralisia cerebral diplégica espástica em virtude de complicações decorrentes do parto. Passou por tratamento e acompanhamento da AACD em São Paulo por 15 anos e já fez em torno de 12 cirurgias, inclusive com necessidade de aplicação de toxina botulínica.  A estudante precisa de cadeira de rodas motorizada para locomoção. Seu antigo equipamento quebrou e ela foi obrigada a trancar a matrícula na faculdade e se desligar do estágio. “A partir desse fato, a Justiça do Trabalho de Assis, em parceria com a OAB Assis, resolveu realizar um evento esportivo social, que tem, entre outros propósitos, o de arrecadar dinheiro suficiente para a compra de uma nova cadeira de rodas para Nayara”, explica o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho, Maurício Bearzotti de Souza. 

Lançamento da corrida ocorreu no Fórum Trabalhista de Assis no dia 13/9

O evento esportivo terá duas versões: uma corrida de 6 quilômetros e uma caminhada de 3 quilômetros, além de uma prova para crianças. As inscrições podem ser feitas até dia 9/10 pela internet. A taxa varia de R$ 44,90 a R$ 64,90. Para a retirada do kit da corrida, a organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado às instituições sociais Comunidade Braços Abertos e Associação Voluntária de Combate ao Câncer, ambas de Assis. Interessados em ajudar Nayara, independentemente da participação na corrida, podem fazer doações pela conta Sicredi número 75717-2, Cooperativa 0717.

Combate ao Trabalho Infantil

O TRT-15, por meio do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e dos 10 Jeias existentes na jurisdição, promove uma série de iniciativas em outubro, por ocasião do dia 12, Dia da Criança. Em Aparecida, no Santuário Nacional, será feita a leitura da carta de Aparecida contra o Trabalho Infantil. Nos dias 19 e 20 do mesmo mês, haverá um seminário temático no município que debaterá alternativas para erradicação do trabalho infantil no país.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)  identificou que 702 crianças e adolescentes foram resgatados em situação de trabalho infantil no Brasil entre janeiro a abril deste ano. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil no país em 2019.

Unidade Responsável:
Comunicação Social