“Novas lentes na gestão de enfoques” é tema do curso da Ejud para gestores do TRT-15

“Novas lentes na gestão de enfoques” é tema do curso da Ejud para gestores do TRT-15
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Cerca de 400 servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região devem realizar, entre os meses de junho e outubro, a edição 2023 do curso de desenvolvimento gerencial promovido pela Escola Judicial, com o tema “Novas lentes na gestão de enfoques”, em consonância com dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais precisamente o 3, que trata da Saúde e Bem-Estar, e o 4, sobre Educação de Qualidade. Realizado integralmente no modo telepresencial, as quatro turmas de servidores deverão assistir, cada uma, a três módulos de aulas, num total de 15 horas-aula, distribuídas em cinco dias para cada uma das turmas, sendo 3 horas-aula por dia.

De acordo com o diretor da Escola Judicial, desembargador Carlos Alberto Bosco, o curso de gestores deste ano tem como principal objetivo “o debate sobre a inovação como parte da cultura organizacional, especialmente numa instituição como o tribunal, uma das mais tradicionais do serviço público”. Segundo o magistrado, “a cultura organizacional é construída por reiteradas práticas, que podem ser alteradas e qualificadas, mas que sempre expressam e confirmam as crenças e valores institucionais e ajudam na compreensão da dinâmica cultural da instituição”. 

O primeiro módulo, chamado de “Vieses Inconscientes”, é ministrado pelo professor Marcelo Sobrinho Pires, CEO e fundador da Consolidar Diversidade nos Negócios, uma empresa  de soluções em diversidade e inclusão. Os participantes terão, nesse contato, informações mais aprofundadas sobre o tema da diversidade, cada vez mais presente no mundo atual, visando a uma expansão de consciência de forma sistêmica, por meio do aprimoramento e construção conjunta de programas de diversidade e inclusão. “A mudança de olhar e a humanização das relações no ambiente corporativo são fundamentais para a promoção de um ambiente igualitário, buscando evitar, ou, no mundo ideal, banir a discriminação”, afirma o educador.

O segundo módulo, sob o título “Inovação e (é) aprendizagem”, é ministrado pela professora e especialista em educação corporativa e dinâmicas de aprendizagem organizacional Clara Cecchini, MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e formação complementada por cursos como Working with Complexity, na Schumacher College (Inglaterra). Entusiasta dos processos de inovação e design ligados à aprendizagem, a acadêmica já atuou no Ministério da Cultura, na TV Cultura e na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, bem como na ONG Cenpec. Nesse módulo, serão abordados conhecimentos adquiridos em projetos de inovação na área de aprendizagem, com ênfase em adultos que atuam no mundo do trabalho, além de teorias acadêmicas. O objetivo principal desse tema, segundo a professora, é o enfrentamento das transformações atuais ocorridas no mundo do trabalho, com seus desafios inéditos em dois grandes campos, o tecnológico e o sociocultural. O módulo explora também elementos fundamentais da aprendizagem contemporânea, como nova concepção sobre aprendizagem, do perfil do aprendiz, suas atitudes e formas de enxergar os contextos.

O terceiro e último módulo, intitulado “Inovação, segurança psicológica em momentos de vulnerabilidade e gestão de mudança”, é ministrado pela psicóloga Luana Silveira de Faria, fundadora e líder do LA-BORA!gov e analista de Políticas Sociais no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. De acordo com a docente, o objetivo do curso é estimular os participantes a “enxergar o trabalho como um problema de aprendizado e não de execução, onde gestor e equipe possam reconhecer sua própria possibilidade de falha, façam muitas perguntas, de maneira a liberar as pessoas da equipe para que se empenhem e não tenham medo umas das outras”.

Unidade Responsável:
Comunicação Social