Palestra motivacional do velejador Lars Grael abre Semana do Servidor do TRT-15
“O pessimista reclama do vento, o otimista espera ele mudar e o realista ajusta as velas para o vento que tem”, concatenou o velejador, medalhista olímpico brasileiro e campeão mundial Lars Grael em palestra que abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 23/10, a VII Semana do Servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O esportista compartilhou suas vitórias, derrotas, aprendizados e superação, com cerca de 150 servidores que compareceram ao Plenário Ministro Coqueijo Costa. A transmissão ao vivo pelo canal do Youtube teve mais de 200 visualizações. Com o tema “Estilo de vida e seus reflexos na Saúde”, a Semana do Servidor ocorre até quinta-feira com palestras, oficinas, incentivo à atividade física e às ações solidárias.
#ParaTodosVerem: presidente da Corte, juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, palestrante Lars Grael e o criador do logo da Semana do Servidor posando para a foto próximos à mesa alta do plenário
#ParaTodosVerem: presidente Samuel discursando no plenário, ao fundo banner alusivo à Semana do Servidor
Ao dar boas-vindas aos participantes, o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, elencou os principais objetivos do evento, que propõe momentos de celebração, aprendizado e integração, visando à conscientização sobre a importância do cuidado com a mente e com o corpo. “Temos a missão de cuidar do outro e essa função nos engrandece. No entanto, é vital lembrar que precisamos cuidar de nós mesmos”, evidenciou. O presidente Samuel reforçou ainda que os participantes devem sair da semana com um plano concreto para melhorar seus estilos de vida e também contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por fim, convidou a todos para “içar as velas" e “embarcar” na impactante história do velejador Lars Grael.
Iatismo no DNA
O esporte que mais rendeu medalhas olímpicas ao Brasil, 19 ao todo, teve como principal precursor o dinamarquês Preben Schimidt, avô de Lars Grael, que veio ao país a trabalho em 1924 e por aqui ficou, depois de se encantar com a cultura e o clima. Navegava com seu barco na Baía de Guanabara nos anos 1930. Os tios de Grael, Axel e Erik Schimidt, foram os primeiros campeões mundiais do iatismo brasileiro na classe Snipe. O avô ensinou a Lars e a seu irmão, Torben, também campeão olímpico, as técnicas básicas da vela, que, além da aptidão esportiva, requer entendimento de física. “Nos espelhamos nele e no orgulho de meus tios campeões para trilhar a vela como rumo na vida”.
Lars Grael detalhou toda a sua trajetória, dos percalços e falta de apoio financeiro até atingir os primeiros pódios na modalidade esportiva, considerada elitizada e de alto custo no Brasil, onde sempre imperou a “monocultura do futebol”. Em 1983, sagrou-se campeão mundial da classe Snipe em competição disputada em Portugal. Com o proeiro e amigo Clínio Freitas, ganhou medalha de bronze na classe Tornado nas Olimpíadas de Seul em 1988 e de Atlanta em 1996, tendo como companheiro Kiko Pelicano.
"Numa fração de segundos, minha vida mudou"
#ParaTodosVerem: Lars Grael sentado próximo às cadeiras do plenário, palestrando para a plateia
Em setembro de 1998, Lars Grael sofreu um grave acidente durante uma competição em Vitória (ES), que o levou à perda da perna direita. Enfrentou 10 cirurgias e uma pneumonia aguda. “Tinha uma vontade imensa de viver, mas quando fui ganhando a luta pela vida, surgiu um sentimento menos nobre de rejeição. Eu, medalhista olímpico, vivendo do meu corpo, seria um aleijado. Isso trouxe uma revolta inicial”. Grael contou como a conversa com uma enfermeira da UTI, que utilizava uma prótese na perna após um câncer no fêmur, mudou a sua forma de pensar. Ela disse que ele voltaria a velejar.
Seis meses depois, Lars Grael retornou às competições oficiais como treinador de Torben, seu grande incentivador. Com o irmão, criou o Projeto Grael/ Instituto Rumo Náutico em Niterói (RJ), que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens à prática da vela, contribuindo para a transformação social de crianças e adolescentes. Já são mais de 19 mil alunos formados desde a fundação, em 1998. O instituto também atua como franquia social, promovendo cursos gratuitos pelo país.
Em 2000, Lars Grael foi o coordenador técnico da equipe olímpica da vela brasileira nas Olimpíadas de Sidney e também de Atenas, em 2004. Convidado pela Presidência da República, atuou como secretário nacional de Esportes entre 2001 e 2002. Foi também secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer em São Paulo entre 2003 e 2006. A partir de 2000, conquistou, na classe Star, 20 títulos nacionais e sete continentais. Foi bronze no campeonato mundial em 2009 e prata em 2017. Com Samuel Gonçalves, aluno do Instituto, foi campeão mundial em 2015. Se aposentou das competições internacionais em 2019.
Premiação
#ParaTodosVerem: presidente da Corte, juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial e o servidor criador do logo da Semana do Servidor posando para a foto, com as camisas do evento nas mãos, próximos à mesa alta do plenário
A abertura oficial contou ainda com a solenidade de premiação do Concurso Cultural para Criação do Logotipo da VII Semana do Servidor, vencido pelo servidor da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté, Sisenando Gomes Calixto de Sousa, com a sua obra “Estilo de Vida: Consciência e Saúde”. Acompanhado pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, diretor do Fórum Trabalhista de Taubaté e recentemente eleito conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Guilherme Guimarães Feliciano, Sisenando Sousa também compartilhou com o TRT-15, o prêmio Justiça do Trabalho Acessível, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em que foi o grande vencedor na categoria Dimensão Tecnológica com o projeto Assistente Virtual para Justiça do Trabalho (AVJT).
Campanha “Menos Fome, Mais Saúde”
Além de palestras e oficinas, a VII Semana do Servidor está promovendo a campanha “Menos Fome, Mais Saúde”, que visa mobilizar o público interno para a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados às comunidades em situação de vulnerabilidade social de Campinas e Região.
#ParaTodosVerem: foto do público acompanhando a palestra, com pessoas sorrindo e emocionadas
- 860 visualizações