Plenária do TRT-15 é marcada por homenagens aos desembargadores Lorival Santos, Fernando Borges e Francisco Giordani
Na quinta-feira, 15/6, a sessão plenária do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foi marcada por homenagens aos desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, Fernando da Silva Borges e Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani. Essa foi a última sessão do Tribunal Pleno com a participação dos três magistrados, que se aposentarão após mais de 30 anos de exercício da magistratura.
Ao dar início à sessão, o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, destacou a importância do apoio de familiares na vida dos magistrados. “Nenhum de nós chega aqui sozinho, temos uma família que nos acompanha e apoia”. Em nome do Tribunal, o presidente da Corte agradeceu aos familiares dos homenageados “por sustentarem esses três pilares para o TRT-15”.
O discurso de homenagem aos aposentados ficou a cargo da desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, que testemunhou o legado deixado pelos colegas, “homens obstinados nos bons propósitos, dedicadamente concentrados nas coisas que fazem, por fazê-las com amor e por fazê-las bem, foram e continuarão sendo motivo de orgulho para nosso glorioso TRT-15”.
O desembargador Lorival Ferreira dos Santos mencionou o aprendizado que obteve em cada cargo que ocupou na casa e agradeceu aos colegas, servidores e familiares. Relembrou o apoio recebido quando resolveu pela implantação do sistema de cotas raciais nos concursos para provimento de cargos de juízes e servidores na 15ª Região. Reconhecendo sua carreira de sucesso, agradeceu especialmente aos seus pais, pessoas simples que lhe deram ensinamentos imprescindíveis para a vida.
Apontando o TRT-15 como exemplo de convívio harmonioso, tanto internamente como no relacionamento com outras instituições, o desembargador Fernando da Silva Borges destacou o sentimento de gratidão pelo caminho percorrido, apesar dos inúmeros desafios. O magistrado ressaltou o apoio indispensável da família para a manutenção da responsabilidade que o cargo requer e agradeceu aos colegas e servidores do Tribunal.
A alegria de poder conviver com os amigos da 15ª Região e o sentimento de união que move o TRT-15 foram destacados pelo desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani em seu discurso de despedida. Além de mencionar a honra de se aposentar junto dos colegas Lorival e Fernando Borges, que lhes serviram de espelho ao longo da carreira, o magistrado agradeceu aos familiares, aos demais colegas de magistratura e aos servidores do TRT-15.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Dimas Moreira da Silva, também deixou sua mensagem de respeito e admiração aos desembargadores homenageados, especialmente pelo tratamento cordial destinado aos membros do MPT.
O legado deixado pelos aposentados foi destacado pelo juiz Sérgio Polastro, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), que os descreveu como homens indispensáveis à instituição e à nação.
O advogado José Enio Viana de Paula, membro da comissão de relacionamento da OAB/SP com o TRT-15, também fez questão de dispensar sua admiração e respeito à história dos desembargadores, destacando o comprometimento inabalável no exercício da magistratura.
A exibição de vídeos produzidos pela Coordenadoria de Comunicação Social, contando a história de vida dos magistrados e sua trajetória na Justiça do Trabalho fez parte da homenagem aos aposentados, que também foram presenteados com suas togas, entregues pelas mãos dos familiares presentes na sessão.
Breve currículo
Desembargador Lorival Ferreira dos Santos
Nascido em 3 de julho de 1948, em Clementina/SP, Lorival Ferreira dos Santos ingressou na magistratura como juiz substituto do TRT-2 em 13/6/1986, foi transferido por remoção para o TRT-15 em 11/12/1986. Promovido a desembargador em 8/2/2002, ocupou os cargos de vice-diretor e diretor da Escola Judicial do TRT-15 nos biênios 2006/2008 e 2008/2010, de vice-presidente judicial no biênio 2010/2012 e de presidente do TRT-15 no biênio 2014-2016.
Desembargador Fernando da Silva Borges
Nascido em Paulo de Faria/SP em 11/4/1956, Fernando da Silva Borges integrou o quadro de servidores do TRT da 2ª Região, entre os anos de 1978 e 1986. Ingressou na Magistratura do Trabalho, tomando posse no cargo de juiz do trabalho substituto, perante o TRT da 2ª Região, em 14 de agosto de 1986. Removido, por opção, para o TRT-15, na data da sua instalação, ocorrida em dezembro de 1986. Ocupou o cargo de vice-presidente administrativo no biênio 2012-2014 e de presidente do Tribunal no biênio 2016-2018.
Desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani
Nascido na capital paulista em 7/3/1957, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani ingressou na magistratura do TRT-15 em 4/12/1990. Atuou como juiz auxiliar da Presidência no biênio 2002/2004. Empossado como desembargador em 8/6/2010, ocupou o cargo de diretor da Escola Judicial do TRT-15 no biênio 2014/2016, de ouvidor no biênio 2018/2020 e de vice-presidente judicial no biênio 2020/2022.
Confira mais fotos da sessão no flickr do TRT-15.
- 1534 visualizações