Presidente do TRT-15 acompanha implantação do e-Vara e da CPE do TRF-3 em Campinas

Presidente do TRT-15 acompanha implantação do e-Vara e da CPE do TRF-3 em Campinas
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, acompanhou nesta quarta-feira, 22/3, a solenidade de implantação do Programa de Processamento Judicial Eletrônico (e-Vara) e de instalação da Central de Processamento Eletrônico (CPE) da 5ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em Campinas,  promovida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e Seção Judiciária de São Paulo. Também esteve presente o desembargador Lorival Ferreira dos Santos. 

Idealizado no final de 2017 dentro do Laboratório de Inovação da Justiça Federal em São Paulo (iJuspLab), o Programa e-Vara tem como objetivo revisar o modelo organizacional das varas da Justiça Federal, em virtude da digitalização de processos, ocorrida com a implantação do Processo Judicial Eletrônico, o PJe. A Central de Processamento Eletrônico conta com uma equipe de servidores que é responsável por realizar tarefas padronizadas, sem caráter decisório, em apoio às chamadas “e-Varas”. Com isso, as varas federais podem concentrar-se em suas atividades principais, que são os julgamentos dos processos. 

A presidente do TRF3, desembargadora Marisa Santos, declarou que a experiência da e-Vara implantada em Santos/SP tem sido bem-sucedida e trouxe importantes aprendizados.  "O impacto em Campinas, em médio prazo, será também positivo, não só no andamento processual, como na qualidade de vida de todos nós", reforçou. O diretor da 5ª Subseção Judiciária e coordenador da CPE Campinas, juiz federal Raul Mariano Júnior, ressaltou que 100% dos processos da Subseção foram digitalizados. "Isso favorece a adoção de um novo modelo de trabalho no qual se separam as atividades repetitivas e padronizáveis daquelas que exigem análise e decisão."

Presidência Itinerante

Após o evento, o presidente Samuel Hugo Lima dialogou com a desembargadora Marisa Santos sobre o projeto Presidência Itinerante, criado com vistas a promover a aproximação do TRF3 com as subseções distantes da sede, em São Paulo. Nos encontros, a presidente do órgão detalha a atuação da Justiça Federal no estado, assim como busca soluções para aprimorar a prestação jurisdicional aos cidadãos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social