Projeto do TRT-15 é selecionado para participar de programa de inovação da Enap, das Nações Unidas e da Catálise Social

Projeto do TRT-15 é selecionado para participar de programa de inovação da Enap, das Nações Unidas e da Catálise Social
Conteúdo da Notícia

Um projeto do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Co.Labora 15) foi um dos 20 selecionados pelo Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pela Catálise Social para participar do CoLabs 2023. Durante 14 meses, uma equipe de cinco magistrados e servidores participará de um programa de aceleração e mentoria para o desenvolvimento de competências e capacidades necessárias para o enfrentamento de um problema público complexo. O resultado da seleção foi divulgado nesta sexta-feira (20/10). 


Intitulado “Construindo Pontes: fomentando a cultura da paz nas relações sociais”, o projeto apresentado pelo TRT-15 tem como objetivo a construção de meios para fortalecer a participação de cidadãos e de empresas em ações de pacificação social, contribuindo para a redução da litigiosidade, sobretudo aquelas que envolvem repetidamente as mesmas partes em processos trabalhistas. 


“Não tenho dúvidas de que a participação de nosso Tribunal nesta ação contribuirá tanto para a qualificação dos serviços que oferecemos à população quanto para a disseminação da cultura da inovação em nosso Tribunal”, destaca o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima. 


Para a coordenadora-geral do Co.Labora 15, a juíza auxiliar da Presidência do TRT-15 Daniela Macia Ferraz Giannini, a escolha de um projeto do Tribunal reforça o acerto da atual administração do Tribunal em investir em inovação. “Trata-se de um movimento mundial no serviço público, que tem como objetivo otimizar os recursos disponíveis e promover mais benefícios à sociedade. Estamos contribuindo para manter o nosso TRT conectado à vanguarda do serviço público”.


Entre as instituições selecionadas estão, além do Co.Labora 15, a Presidência da República do Uruguai, Ouvidoria-Geral da União, Fiocruz, INSS e Prefeitura de Salvador, entre outras. Participam da equipe do TRT-15 a juíza do trabalho Fernanda Amabile Marinho de Souza Gomes e os servidores Lara de Paula Jorge, Viviana Xavier Geraldo Sardin, Susana Haydee Flores Cucatti e Willians Fausto Silva. 


Como funciona o programa


O Colabs 2023 tem como objetivo estimular novas formas de pensar soluções para problemas públicos e apoiar as equipes no desenvolvimento de competências de inovação. Ele será conduzido de forma 100% remota, por meio de encontros síncronos e assíncronos, com duração prevista de outubro de 2023 a dezembro de 2024. Nesse período, as equipes dedicarão dez horas por semana ao projeto, com a orientação e mentoria dos profissionais da Enap. O programa também oferece conteúdo em EaD (Educação a distância) para autoconsumo.

Unidade Responsável:
Comunicação Social