TRT-15 e Unicamp celebram o término de mais um curso em Economia do Trabalho e Sindicalismo
O que será do direito do trabalho no Brasil? A partir desse tom reflexivo e crítico em relação aos rumos das leis trabalhistas e das salvaguardas relacionadas ao trabalhador no país, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, discursou, nesta sexta-feira (7/7), na aula final do curso de Economia do Trabalho e Sindicalismo na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre o momento atual e a importância da temática da especialização na tarefa de promover um novo olhar ao magistrado para além da mera literalidade da lei. O evento aconteceu no pavilhão da pós-graduação da Unicamp. O curso é uma parceria entre o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Unicamp (Cesit) e a Escola Judicial do TRT-15, foi ministrado na modalidade híbrida, e ocorreu no período de 27/5 de 2022 e a 7/7 de 2023, com 360 horas-aula, contando com sete magistrados e 24 servidores da 15ª Região, e 17 magistrados de outros TRTs (6, 7, 8, 11, 13, 14, 16, 17 e 24). Cerca de 20 alunos assistiram à aula presencialmente, o restante acompanhou de forma virtual.
O presidente da 15ª enalteceu a parceria com a Unicamp na realização do curso por proporcionar uma visão mais ampla do direito do trabalho e do sindicalismo no país. Ressaltou ainda a importância da participação de servidores e juízes, os quais necessitam transpor “ a visão apenas contratualista e presa à letra da lei”. Samuel Hugo Lima demonstrou preocupação com os rumos do sindicalismo e o do direito do trabalho no Brasil e evidenciou que os estudos proporcionados contribuem para “transformar a justiça do trabalho em uma justiça melhor”. O desembargador também destacou a expressiva participação feminina no curso, presente inclusive na aula final.
“É um momento histórico por podermos partilhar conhecimento”, assim definiu o evento a desembargadora do TRT-15 Luciane Storer, que esteve no encontro representando o diretor da Escola Judicial da 15ª Região, desembargador Carlos Alberto Bosco. A magistrada parabenizou a todos que participaram do processo e enalteceu a relevância do curso e da transmissão de conhecimento. Segundo Luciane Storer, “em alguns momentos da história muitos que tinham conhecimento a partilhar eram presos ou queimados”.
“Conhecimento não é nada se não for utilizado para transformação”
O professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor associado do Cesit, Célio Hiratuka, destacou o papel da universidade, do Instituto de Economia e da especialização para “entendermos o sistema em que vivemos” e “interpretar as relações econômicas para além do que muitas vezes nos é ensinado”. “O conhecimento não é nada se não for utilizado para transformação”, refletiu o professor, que sublinhou ainda o comprometimento dos professores e da universidade em “ensinar pelo compromisso de transformação social”.
“O ensino é interação”
O professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Cesit, José Dari Krein, enfatizou a via de mão dupla que é o processo de ensino e aprendizagem, e elucidou o papel do professor, que “depende da interação construída no decorrer do curso para que possa transmitir o conhecimento da melhor forma”. O professor falou sobre a terceirização no direito do trabalho e a precarização, enalteceu também a importância da parceria com o TRT-15 e dessa inter-relação no “enriquecimento de nossas pesquisas e reflexões sobre o direito do trabalho e sindicalismo no país”.
TRT-15 e o compromisso de levar conhecimento para servidores e magistrados
A parceria com a Unicamp ocorre desde 2013 e três turmas já concluíram o curso nos períodos de 2013, 2018 e 2023. Os alunos têm contato com disciplinas como Industrialização e Sindicalismo nos Países Capitalistas Avançados, Mercado de Trabalho, Ocupações e Rendimentos no Brasil, Estrutura e Evolução da Organização Sindical no Brasil, a Questão Social no Brasil: Diagnóstico e Análise de Políticas, Negociações Coletivas e os Impactos da Reforma Sindical, entre outras importantes temáticas que elucidam o contexto econômico e social, e proporcionam uma nova visão, com estímulo ao senso crítico.
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