TRT-15 expõe ferramenta de inclusão em estande do Fórum Internacional de Justiça e Inovação

TRT-15 expõe ferramenta de inclusão em estande do Fórum Internacional de Justiça e Inovação
Conteúdo da Notícia

Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participaram nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20/6,  do Fórum Internacional Justiça e Inovação - FIJI , promovido pelo Supremo Tribunal Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e com apoio do Tribunal Superior do Trabalho. Compuseram a comitiva  do TRT-15 Lara de Paula Jorge, do Laboratório de Inovação Co.labora15, e Iara Cristina Gomes  e Mauricio Bonilha Orsi, da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE).

Realizado no Plenário do TST, em Brasília, o fórum buscou explorar, em painéis e oficinas temáticas, a relação entre o direito e as inovações tecnológicas sob dois ângulos distintos: de um lado, como o direito pode moldar e influenciar o desenvolvimento e o potencial das novas tecnologias; e, de outro, o impacto dessas tecnologias na atividade jurisdicional. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, proferiu a palestra de abertura sobre “Inovação, vetor de promoção dos direitos humanos”. Também participaram os ministros do STF Alexandre de Moraes, Carmem Lúcia e Luís Roberto Barroso, além do presidente e do vice-presidente do TST, ministros Lelio Bentes Corrêa e Aloysio Corrêa da Veiga. Foram abordados ainda temas como as novas tecnologias e o trabalho digno, ética e governança da inteligência artificial, desafios dos ecossistemas de inovação, regulação das plataformas digitais, entre outros.

Em atividade paralela, o servidor Mauricio Orsi apresentou, em estande, o Balcão Visual, ferramenta digital para atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que foi idealizada pela AGE em conjunto com a Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade, a Escola Judicial  da Corte e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) para garantir acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência auditiva. A ferramenta consiste no atendimento por servidor especializado, que esclarece dúvidas e fornece informações processuais aos usuários na língua de sinais.

Unidade Responsável:
Comunicação Social